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Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais

Fantin, Mônica

Educação temática digital, 2018-01, Vol.20 (1), p.66-80 [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

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  • Título:
    Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
  • Autor: Fantin, Mônica
  • Assuntos: Authorship ; Children ; Children & youth ; crianças. práticas culturais. escola. aprendizagem situada ; Cultural identity ; Education ; Florianopolis Brazil ; Informal education ; Mobile content ; Mobile phones ; Socialization
  • É parte de: Educação temática digital, 2018-01, Vol.20 (1), p.66-80
  • Descrição: As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados, EAS. A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que  interpelam os que atuam com educação e desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto discutimos os fundamentos teóricos da relação crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Idioma: Inglês;Português

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