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Perfil de prontidão escolar de crianças do sistema público de educação da região oeste do município de São Paulo

Coelho, Rachel Mocelin Dias

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2022-11-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Perfil de prontidão escolar de crianças do sistema público de educação da região oeste do município de São Paulo
  • Autor: Coelho, Rachel Mocelin Dias
  • Orientador: Ferrer, Ana Paula Scoleze
  • Assuntos: Aprendizagem; Avaliação Educacional; Pré-Escolar; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento Pré-Escolar; Ensino; Preschool Development; Learning; Educational Measurement; Child Preschool; Child Development; Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As primeiras experiências da criança podem afetar fortemente o seu aprendizado e vida acadêmica e, consequentemente, o seu potencial na vida adulta. A prontidão escolar é um conceito complexo e pode ser definida como a condição em que uma criança apresenta as habilidades necessárias para se envolver em experiências de aprendizagem na escola, e abrange vários domínios, incluindo: saúde física e desenvolvimento sensório-motor, habilidades de comunicação e linguagem, funções executivas, traduzidas em competência social e maturidade emocional, conhecimentos gerais e cognição, conhecimentos de pré-escrita e numéricos além de entusiasmo e curiosidade em aprender. A aprendizagem é influenciada por diversos fatores e depende do contexto familiar e ambiente escolar em que a criança está inserida. Objetivo: Analisar o perfil de prontidão escolar em crianças em idade pré-escolar moradoras da região oeste do município de São Paulo. Métodos: estudo de corte transversal, analisando os dados da avaliação realizada em 443 crianças pertencentes a uma coorte de nascimentos, utilizando o instrumento IDELA (International Development and Early Learning Assessment), correlacionando-se os resultados às características demográficas e socioeconômicas. Resultados: Foram avaliadas 443 crianças entre 55 e 72 meses de idade. As crianças apresentaram bom escore geral de prontidão escolar (pontuação média de 76,37) e bons resultados nos domínios motor (pontuação média 82,59), pré-matemática (pontuação média de 79,88) e socioemocional (pontuação média de 77,21).Os piores resultados foram encontrados em relação às habilidades de pré-escrita (pontuação média de 67,57), com menos da metade (40,9%) das crianças sendo classificadas como adequadas, e das funções executivas (pontuação média de 72,80), sendo que nesse o domínio 4,1% das crianças apresentaram escores classificados como insuficientes e no qual se verificou maior variabilidade entre as crianças estudadas. A idade foi a única variável correlacionada à prontidão escolar das crianças e ao desempenho delas em relação às capacidades de pré-escrita, pré-matemática e motora. A pontuação no domínio funções executivas só esteve correlacionada à escolaridade do cuidador principal. Conclusão: As crianças do ensino público da região oeste do município de São Paulo apresentaram adequada prontidão escolar, exceto nos domínios de pré-escrita e de funções executivas. As estratégias pedagógicas devem priorizar o estímulo dessas habilidades para favorecer o desempenho e aprendizado das crianças ao ingressarem no ensino fundamental
  • DOI: 10.11606/D.5.2022.tde-13042023-151108
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2022-11-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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