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O fardo holandês: escravidão, África e imigrantes nos livros de história da escola primária na Holanda

Weiner, Melissa F

Sociologias, 2015-12, Vol.17 (40), p.212-254 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pos-Graduacao em Sociologia

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  • Título:
    O fardo holandês: escravidão, África e imigrantes nos livros de história da escola primária na Holanda
  • Autor: Weiner, Melissa F
  • Assuntos: Debates ; Elementary schools ; Escravidão ; Holanda ; Imigração ; Immigrants ; Livros didáticos ; Memória social ; Raça ; SOCIOLOGY ; Textbooks
  • É parte de: Sociologias, 2015-12, Vol.17 (40), p.212-254
  • Descrição: Há muito, os holandeses se orgulham de sua identidade de povo tolerante, "terra prometida" para imigrantes perseguidos e generosa com fundos de "desenvolvimento" direcionados a outras nações. Esquivam-se, contudo, do papel que desempenharam historicamente no imperialismo, na escravatura e no genocídio colonialistas e consideram os não brancos, tanto na Holanda quanto fora dela, ingratos para com a ajuda de seu país. Esse artigo sintetiza pesquisas anteriores1 sobre as representações de escravidão, imigração e da África em todos os livros didáticos de história para ensino fundamental na Holanda publicados a partir de 1980, argumentando que estes apresentam metanarrativas eurocêntricas de europeização racial no contexto único da sociedade holandesa. Esses livros perpetuam o esquecimento social, pelos holandeses, da escravidão e do colonialismo científico, justificam intervenções históricas e contemporâneas na África, essencializam e problematizam os imigrantes e suas culturas, destacam a superioridade holandesa e facilitam a ideia de um "fardo holandês", que encontra a Holanda auxiliando, com relutância, minorias dentro e fora de suas fronteiras. Essas descobertas têm implicações importantes para o país e para todas as nações com uma população crescente de imigrantes, pois os discursos e conhecimentos apresentados nos livros didáticos têm afetado gerações sucessivas de estudantes, que formulam políticas locais e nacionais a respeito das minorias, identidades e ideologias raciais.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pos-Graduacao em Sociologia
  • Idioma: Português;Espanhol

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