skip to main content

Entre a arte e a indústria, entre a autonomia e a oficialização: definindo os objetivos pedagógicos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo entre os anos 40 até o final do século XX

Vasconcelos, Raphael Leon De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-07-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entre a arte e a indústria, entre a autonomia e a oficialização: definindo os objetivos pedagógicos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo entre os anos 40 até o final do século XX
  • Autor: Vasconcelos, Raphael Leon De
  • Orientador: Fernandes, Antonia Terra de Calazans
  • Assuntos: Escola Técnica; Formação Para O Mercado De Trabalho; Sistema Educativo; Liceu De Artes E Ofícios De São Paulo; Proposta Pedagógica; Educational System; Qualification For The Job Market; Pedagogical Proposal; Vocational School
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação tem como objetivo analisar as transformações pedagógicas de ensino do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo quando a instituição passou a possuir uma estrutura escolar mais bem definida com a formação da escola industrial Ramos de Azevedo em 1943. Antes dessa data, o Liceu caracterizava-se como uma fábrica-escola, não apartando o setor educativo do produtivo. Com as Leis Orgânicas de 1942, o Estado brasileiro organizou os diversos ramos de ensino (primário, secundário, comercial, agrícola, industrial etc.) em um sistema único articulado entre si, sendo que o Liceu se incorporou nessa legislação adotando os seus princípios. Este foi um momento da história em que houve uma preocupação maior em fomentar o ensino profissionalizante e que estava associado ao processo de industrialização que o país vivia. O Liceu estava inserido nesse processo macropolítico, mas também possuía particularidades de tal modo a se contrapor ao sistema oficial de educação. Nos anos 50, a instituição optou por não estar mais vinculada às diretrizes das Leis Orgânicas, ofertando, assim, um ensino desoficial. O aluno conseguiria um diploma que possibilitava trabalhar, contudo este não dava acesso a outros graus de ensino. Tal situação apenas se alterou nos anos 70, quando a escola voltou a ofertar um ensino médio profissionalizante que poderia dar acesso ao ensino superior. Em um primeiro instante, a escola estava mais direcionada à formação profissional propriamente dita, mas, aos poucos, aproximando-se do século XXI, a escola passou a alterar as suas dinâmicas, valorizando muito mais o acesso ao ensino superior. Isso deriva das escolhas da própria instituição e da sociedade em seu entorno que estava se transformando. Assim, esta dissertação estuda as etapas da escola a partir de seus objetivos e como ela se articula com os demais ramos de ensino, criando novos significados para o ensino da mesma.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-21082020-135628
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-07-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.