skip to main content

Narrativas e (re)significações: uma via de humanização escolar

De Paula, Luciana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-06-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Narrativas e (re)significações: uma via de humanização escolar
  • Autor: De Paula, Luciana
  • Orientador: Cunha, Maria Zilda da
  • Assuntos: Formação De Leitores; Humanização; Leitura Literária; Narrativa; Humanization; Literary Reading; Narrative; Reader Training
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: O presente estudo tenciona perseguir e adaptar uma específica via metodológica, o LabLei, para o trato com o texto artístico literário narrativo na sala de aula, lançando bases para uma tentativa de implementação de um movimento de humanização no ambiente escolar. Por uma perspectiva mais objetiva, tenciona-se alargar os horizontes humanísticos dos alunos envolvidos através da realização de uma intervenção pedagógica que, além de um mero exercício intelectual, promova uma possibilidade de reflexão através do texto não como objeto escolarizado, mas como objeto artístico, em torno de questões humanas em suas dimensões afetivas, intelectivas e volitivas, contribuindo para o autoconhecimento e o conhecimento do outro. Ao final de todo um percurso pedagógico e reflexivo, pôde-se constatar que o uso da leitura literária de textos narrativos é eficaz para o trato com a humanização em suas perspectivas relativas à significação e/ou simbolização, memória, empatia, fruição, abertura valorativa, empoderamento, legitimação, etc. Em termos gerais, o presente estudo trata da investigação e estabelecimento de uma via, dentre muitas outras, para o tão necessário movimento de humanização da instituição escolar.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-18082020-170338
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.