skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Contextos e situações de aprendizagem de treinadores de handebol em âmbito escolar

Felipe Modolo Mayara Gonçalves Madeira; Walmir Romário dos Santos; Marcos de Paula D’Almeida; Rafael Pombo Menezes

Movimento Porto Alegre v. 23, n. 4, p. 1203-1216, 2017

Porto Alegre 2017

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contextos e situações de aprendizagem de treinadores de handebol em âmbito escolar
  • Autor: Felipe Modolo
  • Mayara Gonçalves Madeira; Walmir Romário dos Santos; Marcos de Paula D’Almeida; Rafael Pombo Menezes
  • Assuntos: ESPORTES; HANDEBOL; APRENDIZAGEM; CONHECIMENTO; Treinador; Coaching; Sports; Learning; Knowledge; Entrenador; Deportes; Aprendizaje; Conocimiento
  • É parte de: Movimento Porto Alegre v. 23, n. 4, p. 1203-1216, 2017
  • Notas: Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/71699/46219>. Acesso em: 30 jan. 2019
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar a formação de treinadores de handebol de âmbito escolar, bem como identificar os contextos e situações de aprendizagem preferidos por eles. Para isso foram entrevistados 11 treinadores de âmbito escolar de um município do Estado de São Paulo. O instrumento de entrevista semiestruturada abrangeu duas questões principais: uma relacionada à formação acadêmica (graduação e pós-graduação) e outra referente aos diferentes contextos de aprendizagem. Os entrevistados relataram que a graduação cumpre um importante papel na formação, porém insuficiente para o domínio dos conteúdos específicos inerentes ao seu contexto de atuação. Considerando os contextos de aprendizagem os treinadores apontam preferência pelas fontes provenientes do contexto informal (como as experiências como atleta, as conversas com outros treinadores e os materiais disponíveis na internet), ao passo que apontam o contexto não formal como pouco relevante para a atuação
    El objetivo de esta investigación fue analizar la formación de entrenadores escolares de balonmano en el ámbito escolar e identificar los contextos y situaciones de aprendizaje preferidos. Para ello fueron entrevistados 11 entrenadores de ámbito escolar de un municipio de la ciudad de São Paulo. El instrumento de entrevista semiestructurada cubrió dos cuestiones principales: la formación académica (grado y postgrado) y los diferentes contextos de aprendizaje. Los entrevistados relataron que la graduación juega un papel importante en la formación, aunque insuficiente para el dominio de los contenidos específicos de su contexto profesional. Teniendo en cuenta los contextos de aprendizaje, los entrenadores manifiestan preferencia por fuentes provenientes del contexto informal (por ejemplo, la experiencia como atleta, conversaciones con otros entrenadores y los materiales disponibles en internet), mientras que señalan el contexto no formal como poco relevante para la actuación profesional
  • Editor: Porto Alegre
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 1203-1216.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.