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Educação interprofissional em saúde e enfermagem no contexto da atenção primária

Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2014-10-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação interprofissional em saúde e enfermagem no contexto da atenção primária
  • Autor: Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino Da
  • Orientador: Peduzzi, Marina
  • Assuntos: Agir Comunicativo; Atenção Primária À Saúde; Educação Interprofissional Em Saúde; Ensino Superior; Trabalho; Communicative Action; Interprofessional Education; Primary Health Care; Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: O tema central deste estudo é a prática e a educação interprofissional em saúde (EIP) e enfermagem. Na EIP as profissões aprendem conjuntamente sobre o trabalho coletivo e as especificidades de cada área profissional, orientadas para o trabalho colaborativo em equipe interprofissional, interdisciplinar e o compromisso com a integralidade. Objetivos: O objetivo geral é analisar como ocorre a educação interprofissional na atenção primária à saúde (APS) no contexto brasileiro. Os objetivos específicos são: analisar as concepções da EIP e sua articulação com a prática interprofissional no cotidiano do trabalho da APS, na perspectiva de docentes, estudantes e trabalhadores. Método: Pesquisa qualitativa com abordagem compreensiva e interpretativa, cuja coleta de dados foi realizada em duas etapas. A primeira, por meio de 18 entrevistas semiestruturadas com docentes de oito universidades públicas brasileiras, que atuam na formação em saúde no contexto da APS. A segunda, com quatro sessões de grupos focais (GF) homogêneos, nas quais participaram cinco estudantes, seis docentes e 15 trabalhadores de duas Unidades Básicas de Saúde, vinculados ao Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde). A análise dos dados foi realizada por meio da perspectiva crítico hermenêutica, com a triangulação dos resultados das duas etapas da pesquisa, à luz do quadro teórico, utilizando os conceitos: processo de trabalho em saúde e enfermagem, profissionalismo, teoria do agir comunicativo, interdisciplinaridade, EIP, prática colaborativa centrada no usuário e APS. Resultados: A triangulação dos resultados, da primeira e segunda fases da pesquisa, corroborou as três categorias empíricas contruídas a partir da análise das entrevistas, que indicam as concepções de EIP articuladas a prática de APS: A EIP desloca a ênfase da formação e das práticas para a integralidade do cuidado, A EIP contribui para a reconfiguração das relações profissionais colaborativas, Preservação das competências complementares da especificidade profissional, reconhecimento das competências comuns e construção das competências colaborativas. Porém, os GF permitiram identificar diferenças no olhar dos atores sociais: os estudantes destacam a participação do usuário no cuidado, os docentes enfatizam a ausência de apoio institucional para EIP e os trabalhadores ressaltam a desarticulação ensino-serviço, pois usualmente não participam do planejamento das atividades de ensino no campo. A triangulação também revela tensões para o avanço da EIP, com destaque para incompatibilidade da grade curricular dos diferentes cursos. Conclusão: As concepções de EIP identificadas, indicam a necessidade da reconfiguração das relações profissionais, com articulação de competências comuns, complementares/específicas e colaborativas para promover a prática interprofissional centrada no usuário no contexto da APS no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • DOI: 10.11606/T.7.2014.tde-01122014-115054
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2014-10-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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