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Processo de territorialização da ESF a experiência dos alunos de graduação da FOB-USP

Mariana Roseiro Mendes Nilce Emy Tomita; Andréa Cintra Lopes; Sylvia Helena Scombatti de Souza; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (20. 2012 Brasília, DF)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012 v. 17, suplemento, p. 2874, 2012

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2012

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  • Título:
    Processo de territorialização da ESF a experiência dos alunos de graduação da FOB-USP
  • Autor: Mariana Roseiro Mendes
  • Nilce Emy Tomita; Andréa Cintra Lopes; Sylvia Helena Scombatti de Souza; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (20. 2012 Brasília, DF)
  • Assuntos: SERVIÇOS DE SAÚDE; GRADUAÇÃO; SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012 v. 17, suplemento, p. 2874, 2012
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2012/index.php
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Pró-Saúde vem proporcionar a possibilidade de aprimorar o processo de formação profissional nas áreas da saúde enquanto qualifica o sistema local de assistência, reduzindo o distanciamento entre os mundos acadêmico e o da prestação real dos serviços de saúde, crise que está presente nas discussões internas da FOB. Objetivos: Proporcionar aos alunos do 1º semestre dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP a compreensão sobre o processo de territorialização da Unidade de Saúde da Família Santa Edwirges, com caracterização da micro-área quanto a aspectos geográficos, sanitários e demográficos e conhecimento de algumas variáveis com potencial para serem determinantes de saúde-doença. Metodologia: Através do programa de aprendizagem Saúde Coletiva I, foram utilizados como estratégia de ensino: aulas expositivas dialogadas, estudo de texto sobre o processo de territorialização, visita ao território da Unidade de Saúde da Família Santa Edwirges acompanhados dos agentes comunitários de saúde, observando e identificando como vivem, do que mais adoecem e morrem as pessoas da região, elaboração e apresentação de seminário para compartilhamento e discussão da realidade vivenciada. Resultados: Por meio da compreensão do processo de territorialização, os alunos puderam conhecer alguns fatores presentes no território que constituem determinantes no processo saúde-doença, em suas dimensões sociais, econômicas e culturais e refletir sobre o planejamento das ações de saúde desenvolvidas pelas Equipes de Saúde da Família.
    Discussão: O conjunto de atividades realizadas neste programa de aprendizagem possibilita a construção do conhecimento ampliado do contexto de situações que podem levar os indivíduos e populações a vivenciar o processo de adoecimento. Além disso, proporcionou um contato direto dos estudantes com a população e os trabalhadores dos serviços de saúde, compreendendo a importância do estabelecimento de vínculo entre a equipe de saúde e a população para o planejamento das intervenções de saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de saúde, bem como o estabelecimento de relações com outros serviços. Conclusões: Pautados nessa experiência, foi possibilitado aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências visando à compreensão do processo saúde-doença-cuidado, levando-os a uma participação ativa no processo de aprendizagem e uma visão interdisciplinar, humanista e baseada na promoção da saúde, num processo de formação de futuros profissionais sensibilizados a atender às demandas dos serviços de saúde e da comunidade, capacitados para atuação diante das realidades sociais e pautados nos princípios de universalidade, integralidade e equidade propostos pelo Sistema Único de Saúde.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 2874.
  • Idioma: Português

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