skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Teorias, mapas e viagens a geografia nos cursos superiores de turismo
Ronaldo Boerngen Nídia Nacib Pontuschka
2002
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T BOERNGEN, R. 2002 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Teorias, mapas e viagens a geografia nos cursos superiores de turismo
Autor:
Ronaldo Boerngen
Nídia Nacib Pontuschka
Assuntos:
TURISMO (ESTUDO E ENSINO)
;
GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO)
;
ENSINO SUPERIOR
;
CARTOGRAFIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O presente trabalho enfoca o ensino da geografia nos cursos superiores de turismo existentes no Brasil no ano de 2002. A pesquisa fundamentou-se nas informações existentes nas web-páginas das instituições que oferecem o referido curso, destacando a constante presença da geografia na estrutura curricular. Através de tabelas e gráficos, procurou-se apresentar o rápido crescimento dos cursos de turismo no Brasil a partir de 1995. O texto final, por ater-se mais nas exigências docentes do ensino de geografia do que na análise geográfica do fenômeno turismo, insere-se no âmbito dos estudos pedagógicos universitários e não no do turismo enquanto atividade econômico-espacial. Nos cursos que promovem uma precoce profissionalização, como é o caso do turismo, considera-se "teoria" tudo aquilo que não é empregado imediatamente nas atividades práticas. A expressão Teorias, utilizada como título do capítulo l, não é oriunda dessa concepção. O capítulo Mapas fundamenta-se na forma como a cartografia tem sido trabalhada nos cursos de turismo. E, apesar da ligação da geografia com as atividades fora da sala-de-aula ser bastante antiga, remontando a Humboldt, a fundamentação prática do capítulo Viagens, resultou das atividades realizadas durante doze anos como docente em cursos de turismo. Ao seguir, temos as considerações finais sobre o ato pedagógico nas instituições privadas de ensino superior
Data de criação/publicação:
2002
Formato:
111 p. anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript