Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico

Rogério José Locatelli Anna Maria Pessoa de Carvalho

2006

Localização: IF - Instituto de Física    (530.07 L811a M ex.2 ) e outros locais(Acessar)

• Autor: Rogério José Locatelli
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO COMPARADA
    Dissertação (Mestrado)Instituto de Fisíca, ao Instituto de Química, ao Instituto de Biociências e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Nos últimos anos, diversos estudos vêm apontando evidências de que um grande segmento da nossa sociedade, incluindo estudantes de ensino médio e superior, não chega a adquirir "fluência" em utilizar dois raciocínios de grande importância na cultura científica: o hipotético-dedutivo e o proporcional. A partir de algumas reflexões, surgiu o interesse de verificarmos se as aulas de ciências nas quais foram aplicadas as atividades de conhecimento físico, os alunos do ensino fundamental, encontram condições para desenvolverem, através da metodologia de ensino por investigação, argumentos que concordem com o padrão "se, e, então, e/mas, portanto", proposto por Lawson (1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004) e Lawson et. al (2000), muito presente em importantes descobertas científicas. Para realizarmos nossa análise com maior precisão, também fizemos uso do "layout dos argumentos", sugerido por Toulmin (2001), que complementou o padrão de raciocínio hipotético-dedutivo citado acima. Isso possibilitou que verificássemos, nas aulas, durante as etapas metodológicas caracterizadas como experimentais, das perguntas do "como?" e do "por quê?", indícios de como as explicações dos alunos evoluíram, passando da coleta dos dados e da formulação e teste de hipóteses à verificação das relações entre as variáveis e, segundo Piaget (1976), ao estabelecimento de sistemas de compensações. Mostraremos, ainda, em quais estágios dessa estrutura de raciocínio, algumas crianças formularam
    explicações caracterizadas como do tipo legal e do tipo causal. Apesar desses raciocínios serem bastante complexos para serem observados no discurso de alunos do ensino fundamental, pertencentes a faixa etária de sete a dez anos, foi possível mostrar que, quando o professor cria um ambiente de aprendizagem, no qual os alunos têm tempo e liberdade para pensar e expor as idéias utilizadas no processo de resolução do problema, eles podem vislumbrar importantes ) aspectos da cultura científica, entre eles, o início do raciocínio hipotético-dedutivo e a construção das relações compensatórias entre as variáveis
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 173 p.