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Desenvolvimento e avaliação de objeto virtual de aprendizagem interativo sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao recém-nascido pré-termo

Góes, Fernanda Dos Santos Nogueira De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2010-07-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento e avaliação de objeto virtual de aprendizagem interativo sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao recém-nascido pré-termo
  • Autor: Góes, Fernanda Dos Santos Nogueira De
  • Orientador: Scochi, Carmen Gracinda Silvan
  • Assuntos: Diagnóstico De Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Instrução Por Computador; Prematuro; Computer-Assisted Instruction; Infant; Neonatal Nursing; Nursing Diagnosis; Premature
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: No planejamento da assistência de enfermagem, uma das etapas fundamentais é a elaboração do diagnóstico de enfermagem, temática complexa e pouco explorada na área de Enfermagem Neonatal. Vislumbrando o potencial de uso da informática no ensino e na educação permanente em enfermagem, motivou-se realizar o presente estudo com o objetivo de desenvolver e avaliar um objeto virtual de aprendizagem interativo sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao recém-nascido pré-termo em unidade de cuidado intermediário neonatal. Trata-se de estudo descritivo que utilizou o referencial pedagógico da problematização e da instrução assistida por computador, a metodologia de desenvolvimento de software de Bernardo e o modelo de raciocínio de Risner para elaboração do diagnóstico de enfermagem, segundo taxonomia da NANDA-I. As simulações para ensino e exercícios de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem incluíram casos reais de recém-nascidos pré-termo, adaptados, elaborados a partir de referencial para desenvolvimento de casos clínicos com finalidade educacional e organizados segundo as necessidades humanas básicas, os quais foram validados por cinco enfermeiros docentes experts em enfermagem neonatal e raciocínio diagnóstico. Para criação do software utilizou-se a ferramenta de autoria de multimídia Macromedia Authorware®, inserido em ambiente virtual de aprendizagem na Internet, o Moodle, e mídias processadas em programas específicos a depender de sua natureza. O objeto virtual de aprendizagem interativo foi organizado em módulos, incluindo apresentação, justificativa, objetivos, ficha técnica, galeria de imagens, textos de apoio e referências bibliográficas; conteúdo teórico sobre o Diagnóstico de Enfermagem; apresentação automatizada de três casos clínicos de recém-nascidos pré-termo em unidade de cuidado intermediário neonatal, totalizando 32 Diagnósticos de Enfermagem, e exercícios de simulação de quatro casos clínicos de recém-nascidos pré-termo, perfazendo 40 Diagnósticos de Enfermagem. A avaliação de aparência e conteúdo do objeto virtual nos aspectos relacionados à apresentação, organização, usabilidade e impressão geral foi feita com a participação de peritos das áreas de informática (12) e enfermagem (30). Cada subitem dos instrumentos continha a avaliação em escala do tipo Likert e espaço para inclusão de comentários/sugestões. Todos os itens foram avaliados positivamente por mais de 80% dos avaliadores, exceto o critério densidade informacional na avaliação dos profissionais da área de informática. Assim, considera-se que o produto desenvolvido está adequado para ser disponibilizado para uso no ensino de estudantes e educação permanente de enfermeiros sobre raciocínio diagnóstico na elaboração de Diagnósticos de Enfermagem aplicados ao recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico da problematização.
  • DOI: 10.11606/T.22.2010.tde-04082010-095024
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-07-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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