skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A estética e o ensino de Biologia nas trilhas de Saint-Hilare

Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias Fernanda da Rocha Brando Fernandez

2017

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Iglesias, Gabriela Cristina Sganzerla )(Acessar)

  • Título:
    A estética e o ensino de Biologia nas trilhas de Saint-Hilare
  • Autor: Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias
  • Fernanda da Rocha Brando Fernandez
  • Assuntos: BIOLOGIA -- ESTUDO E ENSINO; FILOSOFIA; ENSINO SUPERIOR; Aesthetic Philosophy; Aldo Leopold; Biology Teaching; Charles Sanders Peirce; Ensino De Ciências; Filosofia Estética; Naturalist Travelers; Naturalistas Viajantes; Serra Da Canastra
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa, inserida na linha de pesquisa Historia, Filosofia e Ensino de Evolucao e Ecologia, trata sobre a Estetica, procurando verificar as possiveis contribuicoes desse referencial teorico para o estudo do meio em Biologia, nomeadamente para aulas de campo voltadas para o Ensino Superior em cursos de Ciencias Biologicas. A Estetica descrita por Charles Sanders Peirce (1839-1914), nao limita-se somente ao entendimento da Estetica como uma ciencia do belo. A Estetica peirceana possui um carater mais abrangente, que reside na essencia de qualquer objeto apreendido pela experiencia; o admiravel que desperta a atencao, seja o objeto considerado belo ou nao pelas convencoes. Nas ideias de Aldo Leopold (1887-1948), que tratam de uma Estetica voltada para a conservacao dos seres vivos, verifica-se um dialogo com a Teoria de Peirce por meio das cinco categorias da Estetica da Conservacao: os trofeus, o isolamento na natureza, ar livre e mudanca de panorama, percepcao e sentido da administracao cuidadosa. Considerando essas categorias, foi proposta uma sequencia didatica tendo a trilha realizada pelo naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) na Serra da Canastra (MG) como eixo norteador. A proposta com abordagem interdisciplinar favorece o desenvolvimento das aulas de campo a partir de elementos filosoficos e historicos, permitindo que os alunos revisitem os ambientes descritos por Saint-Hilaire de maneira mais motivadora e contextualizada
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 93 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.