skip to main content

Reflexões sobre o ensino de História

Bittencourt, Circe Fernandes

Estudos Avançados; v. 32 n. 93 (2018); 127-149

Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados 2018-12-11

Acesso online

  • Título:
    Reflexões sobre o ensino de História
  • Autor: Bittencourt, Circe Fernandes
  • Assuntos: Curricula; History Teaching; Classical Humanities; Scientific Humanities; Currículo; Ensino De História; Humanidades Clássicas; Humanidades Científicas
  • É parte de: Estudos Avançados; v. 32 n. 93 (2018); 127-149
  • Descrição: O texto apresenta o percurso do ensino de História no Brasil a partir de sua inserção nos currículos das Humanidades propostas para uma educação escolar nos países católicos ocidentais. A trajetória da História como disciplina escolar é apresentada em meio aos confrontos sobre seus objetivos para a formação de uma elite política e econômica caracterizada por uma prática de exclusão dos diferentes grupos sociais dos sistemas de ensino dos séculos XIX ao XXI. O ensino de História é apresentado pelas determinações das políticas educacionais e práticas dos professores no processo de criação de conteúdos e métodos nos currículos das Humanidades clássicas ao científico pelo qual constituíram conceitos de História da Civilização, História Sagrada, História do Brasil, História das Sociedades.
    These reflections present the trajectory of history teaching in Brazil from its insertion in the curricula of the Humanities proposed for a school education in the western Catholic countries. The trajectory of history as a school discipline is presented amidst the confrontations about its objectives for the education of a political and economic elite characterized by a practice of exclusion of different social groups from the education systems in the nineteenth to the twenty-first century. The teaching of history is presented by the determinations of the educational policies and the practices of the teachers in the process of creating contents and methods in the curricula of the classical Humanities to the scientific by which they established the concepts of History of Civilization, Sacred History, History of Brazil, History of Societies.
  • DOI: 10.5935/0103-4014.20180035
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562/149061
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
  • Data de publicação: 2018-12-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.