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The use of life history to understand management learning processes/O uso da historia de vida para compreender processos de aprendizagem gerencial/El uso de la historia de vida para entender procesos de aprendizaje de gerencia

Closs, Lisiame Quadrado ; Antonello, Claudia Simone

Revista de Administracao Mackenzie, 2011, Vol.12(4), p.44(31) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    The use of life history to understand management learning processes/O uso da historia de vida para compreender processos de aprendizagem gerencial/El uso de la historia de vida para entender procesos de aprendizaje de gerencia
  • Autor: Closs, Lisiame Quadrado ; Antonello, Claudia Simone
  • Assuntos: Business Education – Usage ; Business Education – Analysis
  • É parte de: Revista de Administracao Mackenzie, 2011, Vol.12(4), p.44(31)
  • Descrição: This theoretical essay has as its main aim presenting and discussing the possibilities of using the life history method in studies of management learning processes. The distinctive character of this methodological approach is its personal, historical, social, institutional, and/or political narrative contextualization. Aiming to uncover the forces that shape, distort, and change lived experiences (HATCH; WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), the paper examines the potential for using this research strategy to explore the understanding of the complex and dynamic process of management learning. It is presented, in an illustrative character, the synthesis of the life history of a manager and the analysis of learning processes identified in his accounts. The procedures for the systematization of analyses of the learning processes of a group managers investigated, using this research approach, are described. The study suggests that the use of the life history method, in the investigation of management learning processes, besides allowing the deepening on the theme, can contribute to regain human valorization, revealing understandings of collective phenomena from accounts of personal background and experiences. The systematization of knowledge about this research method, scarce in the literature of Administration, and the exploration of application possibilities in this theoretical field can contribute to the development of future studies on other issues. One of the limitations associated to the use of the method is the time required to produce a series of interviews with each professional (ATKINSON, 2002). It also hinders the acceptance to participate in the research, especially in the case of managers, who usually have little time available, due to their accumulation of responsibilities in the organizations. KEYWORDS Research approach; Methodological procedures; Life history; Management learning; Learning processes. Este ensaio teorico tem como principal objetivo apresentar e discutir as possibilidades do uso do metodo de historia de vida, em estudos dos processos de aprendizagem gerencial. O carater distintivo dessa abordagem metodologica e o de contextualizacao pessoal, historica, social, institucional e/ou politica de narrativas. Buscando descortinar essas forcas que moldam, distorcem e alteram experiencias vividas (HATCH; WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), examina-se o potencial de utilizacao dessa estrategia de pesquisa para explorar a compreensao do processo complexo e dinamico da aprendizagem gerencial. Apresentam-se, em carater ilustrativo, a sintese da historia de vida de um gestor e a analise de processos de aprendizagem identificados em seus relatos. Evidenciam-se tambem os procedimentos adotados para a sistematizacao das analises dos processos de aprendizagem de um grupo de gestores pesquisados, utilizando essa abordagem de pesquisa. O estudo sugere que o uso do metodo de historia de vida, na investigacao de processos de aprendizagem gerencial, alem de possibilitar o aprofundamento do tema, pode contribuir para o resgate da valorizacao humana, desvendando entendimentos de fenomenos coletivos a partir de relatos de vivencias e experiencias pessoais. A sistematizacao de conhecimentos sobre esse metodo de pesquisa, escassos em termos de literatura aplicada a area da Administracao, e a exploracao de possibilidades de aplicacao nesse campo teorico podem contribuir para a realizacao de futuros estudos, envolvendo outras tematicas. Uma das limitacoes associadas ao uso do metodo e o tempo que requer a realizacao de uma serie de entrevistas com cada profissional (ATKINSON, 2002). Isso dificulta tambem a concordancia em participar da pesquisa, sobretudo no caso de gestores que, normalmente, possuem poucos horarios disponiveis em razao do acumulo de responsabilidades que assumem nas organizacoes. PALAVRAS-CHAVE Abordagem de pesquisa; Procedimentos metodologicos; Historia de vida; Aprendizagem gerencial; Processos de aprendizagem. Este ensayo teorico tiene como principal objetivo presentar y discutir las posibilidades de utilizar el metodo de historia de vida en estudios de los procesos de aprendizaje de gerencia. El caracter distintivo de este enfoque metodologico es la contextualizacion personal, historica, social, institucional y/o politica de narrativas. Se busca dar a conocer estas fuerzas que dan forma, distorsionan y cambian experiencias (HATCH; WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), se examina la posibilidad de utilizar esta estrategia de investigacion para explorar la comprension del proceso complejo y dinamico de aprendizaje de gerencia. Se presenta, en una ilustracion, la sintesis de la historia de vida de un gerente, el analisis de los procesos de aprendizaje identificados en sus informes y los procedimientos adoptados para el analisis sistematico de los procesos de aprendizaje de un grupo de gerentes investigados, utilizando este enfoque de investigacion. El trabajo sugiere que el uso del metodo de historia de vida en el estudio de procesos de aprendizaje de gerencia, ademas de facilitar la profundizacion del tema, puede contribuir a un rescate de la valoracion humana, revelando la comprension de los fenomenos colectivos a partir de los informes personales de vivencias y experiencias. La sistematizacion de los conocimientos acerca de este metodo de investigacion, escasos en la literatura en el ambito de la Administracion, y la exploracion de posibilidades de aplicacion de esta teoria en este campo teorico puede contribuir a la realizacion de futuros estudios que consideren otros temas. Una de las limitaciones asociadas con el uso del metodo es el tiempo que requiere hacer una serie de entrevistas con cada profesional (ATKINSON, 2002), que tambien dificulta la aceptacion de los profesionales de participar en la investigacion, especialmente para los gerentes, que normalmente tienen poco tiempo disponible, debido a su acumulacion de responsabilidades en las organizaciones. PALABRAS CLAVE Enfoque de investigacion; Procedimientos metodologicos; Historia de vida; Aprendizaje de gerencia; Procesos de aprendizaje.
  • Idioma: Espanhol

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