skip to main content

Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde

Lídia Ruiz-Moreno ; Maria Alicia Romaña ; Sylvia Helena Batista ; Maria Aparecida Martins

Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 01 February 2005, Vol.9(16), pp.195-204 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
  • Autor: Lídia Ruiz-Moreno ; Maria Alicia Romaña ; Sylvia Helena Batista ; Maria Aparecida Martins
  • Assuntos: Formación En Salud ; Periódico Vivo ; Proceso de Enseñanza-Aprendizaje ; Psicodrama Pedagogico ; Educación En Salud
  • É parte de: Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 01 February 2005, Vol.9(16), pp.195-204
  • Descrição: Relata-se uma experiência psicodramática- o Jornal Vivo - e discute-se suas contribuições como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde, tendo como marco teórico o Psicodrama, proposto por J. L. Moreno e reinterpretações para o campo educacional empreendidas por Maria Alicia Romaña. O cenário compreendeu uma Oficina de Trabalho, cujos participantes eram profissionais da saúde e da educação. A dinâmica envolveu: a escolha da notícia, dramatização, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal, com platéia e cenário construindo novas versões da notícia. A discussão sobre a experiência enfatizou os níveis de análise da questão abordada: individual, grupal e social; as dimensões interdisciplinares que compõem os espaços de formação; as possibilidades da estratégia, ao trabalhar componentes cognitivos, emocionais e atitudinais, e favorecer uma melhor compreensão da situação de ensino-aprendizagem.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.