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Chico Bororó Mignone; Chico Bororó Mignone

Contier, Arnaldo D.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 42 (1997); 11-29

Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros 1997-01-31

Acesso online

  • Título:
    Chico Bororó Mignone; Chico Bororó Mignone
  • Autor: Contier, Arnaldo D.
  • Assuntos: História; Popular; Memória; Nacionalismo; Música; History; Popular; Memory; Nationalism; Music
  • É parte de: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 42 (1997); 11-29
  • Descrição: In this article, we intend to analyse the edification of a memory about the conceptions of a popular, o italiano and o brasileiro in Francisco Mignone´s work inside a specific cultural and historical context: the conflicts of the modernist tendencies in Music, in opposition of the post-romantism (tradition) and the european vanguards of the decades 20 and 30. Considering Mário de Andrade´s articles and Francisco Mignone´s report, we will discuss the sacralization of a memory erected in the 20 and 30´s, as the representation of a historical verity, by the historiographer Bruno Kiefer, in 1983.
    Este artigo se propõe a analisar a construção de uma memória sobre o popular, o italiano e o brasileiro na obra de Francisco Mignone em um contexto histórico cultural específico: os conflitos da tendência modernista na música em face do pós-romantismo (tradição) e das vanguardas européias dos anos 20 e 30. A partir dos artigos de Mário de Andrade e do testemunho do Autor d´O Inocente, procuramos discutir a sacralização de uma memória construída nos anos 20 e 30, no calor da hora, como a representação de uma verdade histórica, pelo historiador Bruno Kiefer, em 1983.
  • DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i42p11-29
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73439/77171
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
  • Data de publicação: 1997-01-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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