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John Ruskin e o desenho no Brasil

Amaral, Claudio Silveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2005-04-15

Acesso online

  • Título:
    John Ruskin e o desenho no Brasil
  • Autor: Amaral, Claudio Silveira
  • Orientador: Katinsky, Julio Roberto
  • Assuntos: Arte; Educação; Art; Education
  • Descrição: O assunto principal do critico de arte inglês do século XIX John Ruskin foi uma teoria da percepção cujo objetivo era o ensino do desenho para a sociedade industrial. No século XIX o ensino do desenho era considerado uma politica industrial, e no Brasil não foi diferente. A vinda da família real ao país deflagrou o nosso primeiro projeto de industrialização com base no ensino do desenho. A Missão Francesa veio fundar aqui duas escolas, uma para as artes liberais e outra para as artes Mecânicas. O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro foi fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Bethencourt da Silva. Rui Barbosa foi sócio honorário do Liceu e leitor de John Ruskin. Muitas das idéias de Ruskin estão presentes no método de ensino do desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
  • DOI: 10.11606/T.16.2005.tde-11092006-121554
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de publicação: 2005-04-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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