skip to main content

A integração das disciplinas de humanidades médicas na Faculdade de Medicina da USP: um caminho para o ensino; The integration of the medical humanities in the Faculdade de Medicina da USP: a teaching approach

Rios, Izabel Cristina; Lopes Junior, Ademir; Kaufman, Arthur; Vieira, Joaquim Edson; Scanavino, Marco De Tubino; Oliveira, Reinaldo Ayer De Universidade De São Paulo

Revista Brasileira de Educação Médica, v.32, n.1, p.112-121, 2008

Associação Brasileira de Educação Médica 2008

Acesso online

  • Título:
    A integração das disciplinas de humanidades médicas na Faculdade de Medicina da USP: um caminho para o ensino; The integration of the medical humanities in the Faculdade de Medicina da USP: a teaching approach
  • Autor: Rios, Izabel Cristina; Lopes Junior, Ademir; Kaufman, Arthur; Vieira, Joaquim Edson; Scanavino, Marco De Tubino; Oliveira, Reinaldo Ayer De
  • Universidade De São Paulo
  • Assuntos: Humanização Da Assistência; Humanidades; Educação Médica; Ensino; Integração; Currículo; Humanization Of Medical Assistance; Humanities; Medical Education; Teaching; Integration; Curriculum
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Médica, v.32, n.1, p.112-121, 2008
  • Descrição: A integração curricular, atualmente, é apontada como importante estratégia de ensino, processo que envolve várias etapas, trabalho e compromisso de grupo. Este artigo relata a experiência de integração das disciplinas de humanidades médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ao longo de dois anos, constituiu-se um grupo composto pelas disciplinas da área de humanidades médicas, pesquisadores do Centro de Desenvolvimento da Educação Médica Professor Eduardo Marcondes (Cedem), alunos e professores de outras disciplinas interessados na área. Desenvolveu-se a integração temática e prossegue-se na integração metodológica.
    Currently curricular integration is considered an important educational strategy, a process involving several stages, work and group commitment. This paper relates the experience of the Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) of integrating medical humanities disciplines. During two years a group was composed involving professors of medical humanities disciplines, researchers from the Center of Development of Medical Education Professor Eduardo Marcondes (Cedem) as well as students and professors of other disciplines interested in this area. The thematic integration has already been concluded and the methodological integration is in process.
  • DOI: 10.1590/S0100-55022008000100015
  • Títulos relacionados: Revista Brasileira de Educação Médica
  • Editor: Associação Brasileira de Educação Médica
  • Data de publicação: 2008
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.