skip to main content

Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira

Nunes, Thamara Emilia Aluizio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museologia 2018-09-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
  • Autor: Nunes, Thamara Emilia Aluizio
  • Orientador: Vasconcellos, Camilo de Mello
  • Assuntos: Recursos Pedagógicos; Museu De Arqueologia E Etnologia Da Usp; História Indígena; Educação; Comunicação Arqueológica; Education; Indigenous History; Archeology And Etnology Museum Of Usp; Pedagogical Resources; Archeological Communication
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia
  • Descrição: Esta dissertação buscou analisar o impacto da utilização de um recurso pedagógico fornecido por uma instituição de educação não formal (museu) em um ambiente de educação formal (escola). Trata-se dos conjuntos de maquetes táteis e artefatos arqueológicos do MAE-USP, lançados por essa instituição em fevereiro de 2015. O material foi desenvolvido a partir de pesquisas recentes sobre Arqueologia brasileira e tem como finalidade o empréstimo a professores que realizarem formação prévia com os educadores do museu. Três conjuntos desse recurso possuem maquetes com representações de sociedades indígenas pré-coloniais no Brasil. Eles têm como proposta apresentar o trabalho dos arqueólogos por meio da reconstrução de cenas do cotidiano indígena como, por exemplo, a organização do trabalho entre homens e mulheres, os costumes alimentares, os diferentes tipos de moradias, rituais funerários etc. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial educativo da instituição museológica a partir do recurso pedagógico enquanto forma de aproximar a escola do museu e, através da linguagem da cultura material, levar aos alunos uma interpretação de artefatos arqueológicos que possa contribuir para a desconstrução de preconceitos sobre a história indígena.
  • DOI: 10.11606/D.103.2019.tde-03012019-110729
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museologia
  • Data de publicação: 2018-09-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.