skip to main content

Avaliação da precisão de duas técnicas de união de estruturas metálicas - brasagem e soldagem a laser - em uma prótese clássica de Brånemark pelo método da microscopia eletrônica de varredura (MEV)

Kanashiro, Lucio Hirokuni

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2005-09-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação da precisão de duas técnicas de união de estruturas metálicas - brasagem e soldagem a laser - em uma prótese clássica de Brånemark pelo método da microscopia eletrônica de varredura (MEV)
  • Autor: Kanashiro, Lucio Hirokuni
  • Orientador: Tortamano Neto, Pedro
  • Assuntos: Brasagem; Laser; Prótese Sobre Implantes Osseointegrados; Soldagem; Brazing; Laser; Osseointegrated Implant Supported Prosthesis; Soldering
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo avaliou a precisão de duas técnicas de união, a brasagem e a soldagem a laser, em estruturas metálicas de uma prótese clássica de Brånemark. Dez estruturas fundidas em NiCr foram segmentadas em 4 partes e analisadas no MEV em pontos pré-estabelecidos, vestibular e proximal, totalizando 8 pontos de análise para cada estrutura. Na primeira fase, foi mensurada a fenda marginal existente entre o análogo do implante e o abutment UCLA antes da união destes segmentos através da brasagem e da soldagem a laser. Após esta análise inicial, as 10 estruturas foram divididas aleatoriamente em dois grupos. O grupo que seria unido pelo processo da brasagem, utilizando maçarico gás/oxigênio, apresentou uma fenda marginal média de 5,94µm, já o grupo que seria unido através da soldagem a laser, uma fenda marginal média de 7,22µm. Os segmentos de cada estrutura metálica foram parafusados com 10Ncm aos respectivos análogos da plataforma de trabalho e unidos com resina acrílica Pattern Resin LS (GC America Inc, USA). Após a polimerização da resina, a estrutura foi desparafusada e submetida ao processo da brasagem ou da soldagem a laser e analisada no MEV nas mesmas posições pré-estabelecidas antes da união. Esta análise foi realizada na mesma plataforma de trabalho. Para tal, os quatro parafusos de fixação foram rotacionados até que fosse detectada uma leve resistência. Neste momento, somente o parafuso de uma das extremidades recebeu um torque de 10Ncm e os demais parafusos foram soltos. A média das fendas marginais após o processo da brasagem passou a ser de 18,80µm e a média das fendas marginais após a soldagem a laser passou a ser de 12,38µm. A análise de covariância mostrou que a diferença das fendas depois e antes da união através da brasagem foi maior que a diferença das fendas obtidas através da soldagem a laser (p = 0,001). Apesar da brasagem apresentar uma distorção significativamente maior quando comparada à soldagem a laser, ambas mostraram valores de fenda marginal clinicamente aceitáveis. No entanto, ficou evidente a facilidade de execução da técnica a laser em relação à brasagem, principalmente no que tange ao tempo necessário para a realização de cada uma delas.
  • DOI: 10.11606/D.23.2005.tde-11112005-145236
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de publicação: 2005-09-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.