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Adolescentes vulneráveis ou vulnerabilizados? Sentidos e usos do termo vulnerabilidade na perspectiva dos agentes sociais do município de Jacareí (SP)

Jorge, Denise Batista Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2013-11-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Adolescentes vulneráveis ou vulnerabilizados? Sentidos e usos do termo vulnerabilidade na perspectiva dos agentes sociais do município de Jacareí (SP)
  • Autor: Jorge, Denise Batista Pereira
  • Orientador: Massola, Gustavo Martineli
  • Assuntos: Adolescência; Políticas Públicas; Vulnerabilidade; Adolescence; Public Policies; Vulnerability
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Vulnerabilidade é um tema recorrente na atualidade, haja vista a infinidade de usos e referências a essa palavra, tanto no senso comum, quanto nos meios políticos e científicos. Nas diferentes leituras encontradas sobre a vulnerabilidade, que tem sido entendida de uma maneira geral como susceptibilidade, fragilidade ou redução da autonomia, nota-se que alguns estudos priorizam determinadas questões em detrimento de outras, o que pode favorecer uma banalização e uma confusão no uso do termo. Este trabalho partiu da seguinte hipótese: a palavra vulnerabilidade tem sido usada como ponto de apoio para a elaboração das políticas públicas e para as ações sociais e uma investigação sobre a relação entre o vocábulo e a própria sociedade permitirá compreender melhor esse tema. Foram investigados os sentidos que estão sendo atribuídos à vulnerabilidade e a forma como os agentes envolvidos em programas de intervenção têm utilizado este termo e o relacionam a suas práticas sociais. Para alcançar esse objetivo foram feitos estudos bibliográficos abrangentes, procurando entender a relação entre vulnerabilidade e outros temas, elencados por sua relevância para esta busca, seguido de um estudo empírico realizado junto à Assistência Social do município de Jacareí (SP). Foram focalizadas as atividades voltadas para o público adolescente, uma vez que eles se constituem um grupo muito utilizado como referente empírico para as ações sociais, e também porque ele é alvo preferencial para as políticas públicas que empregam a terminologia aqui estudada. Concluiu-se, dentre outras coisas, que a vulnerabilidade é uma atribuição e que o termo vulnerabilidade é usado como justificativa na elaboração das políticas públicas e na materialização das ações sociais
  • DOI: 10.11606/D.47.2013.tde-24022014-092445
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de publicação: 2013-11-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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