skip to main content

Harun Farocki e a (des)montagem do olhar

Lerman, Ricardo Terdiman

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-11-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Harun Farocki e a (des)montagem do olhar
  • Autor: Lerman, Ricardo Terdiman
  • Orientador: Mourão, Maria Dora Genis
  • Assuntos: Análise Da Imagem; Documentário Ensaístico; Harun Farocki; Imagens Do Mundo E Inscrições Da Guerra; Videogramas De Uma Revolução; Harun Farocki; Image Analysis; Images Of The World And Inscriptions Of War; Videograms Of A Revolution
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais
  • Descrição: O trabalho de pesquisa pretende aprofundar-se na concepção e método de cinema de Harun Farocki tomando como problema a relação da sua arte cinematográfica com a história e com as construções simbólicas que se operam a partir da produção de imagens no mundo pós-industrial. Há um duplo movimento em seus filmes que consiste em, de um lado, esboçar, através das imagens que circulam no interior do espaço social, uma história audiovisual da civilização que advém com a invenção da fotografia, a fim de localizar as convergências entre guerra, economia, política e representação. Do outro, investigar o papel do realizador e portanto questionar a técnica, a moral e a política de sua atividade, a fim de interrogar a prática cinematográfica em um mundo contemporâneo saturado dela. O presente trabalho buscará, pelo procedimento da análise fílmica discutir os aspectos sociais e políticos da produção de imagens na atualidade segundo a obra de Farocki, ancorando-se na crítica da fotografia (Flusser) e da história da cultura (Benjamin). A pesquisa evidenciará como as estruturas formais de seus filmes constroem uma relação singular entre as imagens de arquivo e os processos históricos correspondentes, tendo como horizonte compreender a ideia de cinema que se constrói nos filmes \"Imagens do mundo e inscrições da guerra\" (1988) e \"Videogramas de uma revolução\" (1992).
  • DOI: 10.11606/D.27.2018.tde-06022018-095900
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de publicação: 2017-11-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.