skip to main content

Gestão de marcas por meio das redes sociais: um estudo sobre a utilização do facebook

Batista, Flávia Preuss Siqueira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2011-09-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gestão de marcas por meio das redes sociais: um estudo sobre a utilização do facebook
  • Autor: Batista, Flávia Preuss Siqueira
  • Orientador: Crescitelli, Edson
  • Assuntos: Marcas; Marketing De Relacionamento; Rede Social; Brand; Marketing Relationship; Social Networking
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo aborda a utilização das mídias sociais como ferramenta para gestão de marcas. O tema se demonstra relevante por tratar de três assuntos considerados importantes na atualidade: gestão de marcas, marketing de relacionamento e redes sociais no ambiente virtual. A proposta do estudo é explorar se as organizações estão estabelecendo um relacionamento com seus clientes de forma que este promova o brand equity por meio do uso das redes sociais. Para se atingir os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo em que os dados foram coletados a partir do método netnográfico, ou seja, a partir da observação das informações que foram disponibilizadas publicamente nas páginas das marcas Coca-Cola, Microsoft e Google no site Facebook. A análise da pesquisa permitiu concluir que as três marcas observadas estão atuando no Facebook com o objetivo de se relacionar com seus consumidores, sendo que seu uso permite o engajamento natural das pessoas - seja por meio das mensagens postadas, que devem ser simples e conter em sua essência um conteúdo que promova o diálogo, a interação e confiança entre os participantes, evitando um teor que fale de si mesmo, ou seja por meio das ferramentas disponibilizadas.
  • DOI: 10.11606/D.12.2011.tde-26102011-172523
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de publicação: 2011-09-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.