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Determinação das freqüências naturais e modos de vibrar de um veículo de dois eixos através de um programa computacional em Matlab-Simulink

Ferreira, Hudson Tadeu

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2003-12-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Determinação das freqüências naturais e modos de vibrar de um veículo de dois eixos através de um programa computacional em Matlab-Simulink
  • Autor: Ferreira, Hudson Tadeu
  • Orientador: Canale, Antonio Carlos
  • Assuntos: Suspensão; Automobilística; Dinâmica Veicular; Vibrações; Matlab-Simulink; Vehicle Dynamic; Suspension; Automobile; Matlab-Simulink; Vibrations
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho obtém as frequências naturais e seus respectivos modos de vibrar da massa suspensa e não suspensa de um veículo comercial através de um programa computacional desenvolvido em MatLab Simulink. As rodas do veículo são excitadas no modelo teórico com sinais harmônicos de frequência continuamente variável de 0 a 40 Hz e de 0 a 4 Hz, faixas que contém as frequências naturais da massa suspensa e não suspensa. As frequências naturais foram obtidas analisando-se a amplitude máxima das forças normais nos pneus, ângulo de arfagem e rolamento da massa suspensa e outras variáveis (respostas do veículo à excitação imposta na roda dianteira esquerda). A roda esquerda dianteira do veículo foi excitada em laboratório com movimento harmônico aleatório cujo power spectral density mostra uma faixa relativamente plana na faixa de 0 a 22 Hz. As frequências naturais foram obtidas analisando-se o PSD da resposta do veículo medida nos eixos e na massa suspensa. As frequências naturais da massa suspensa e não suspensa obtidas teoricamente foram comparadas com as obtidas no ensaio em laboratório. O conhecimento das frequências naturais da massa suspensa e não suspensa é o primeiro passo para a análise do ride do veículo. Os resultados práticos e teóricos mostraram-se próximos mostrando que o programa computacional desenvolvido em MatLab Simulink é uma opção para o projeto e otimização da suspensão de veículos comerciais.
  • DOI: 10.11606/D.18.2003.tde-24072007-192200
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de publicação: 2003-12-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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