skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Problematizando o processo ensino-aprendizagem em enfermagem em saúde mental

Barros, Sônia ; Lucchese, Roselma

Trabalho, Educação e Saúde, 01 September 2006, Vol.4(2), pp.337-354

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Problematizando o processo ensino-aprendizagem em enfermagem em saúde mental
  • Autor: Barros, Sônia ; Lucchese, Roselma
  • Assuntos: Education & Educational Research ; Public, Environmental & Occupational Health ; Pedagogia Das Competências ; Processo Ensino-Aprendizagem ; Saúde Mental ; Enfermagem ; Competencies Pedagogy ; Education-Learning Process ; Mental Health ; Nursing
  • É parte de: Trabalho, Educação e Saúde, 01 September 2006, Vol.4(2), pp.337-354
  • Descrição: O artigo apresenta um projeto de pesquisa que problematiza a formação de graduandos na área de saúde mental, especialmente os de enfermagem. Reconhecemos que é necessário aprofundar estudos junto às novas tendências pedagógicas, visando a romper com o modelo tradicional de educação que privilegia a transferência de conhecimento como um fim em si mesmo, a pouca flexibilidade dos currículos e a rigidez dos papéis do professor e do aluno, fatores que impedem a formação crítico-reflexiva dos profissionais. Diante desta problemática, fomos buscar na pedagogia das competências amparo teórico para a mudança necessária no sentido de melhorar e atualizar o processo ensino-aprendizagem. Propomos um diálogo entre a prática e o ensino da assistência de enfermagem psiquiátrica e de saúde mental, em que docentes e enfermeiros trabalhadores possam indicar um caminho para a identificação e construção das competências necessárias para que o enfermeiro atue eficazmente em situações reais na saúde mental.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.