skip to main content

Códigos de ética corporativa e a tomada de decisão ética: instrumentos de gestão e orientação de valores organizacionais?

Cherman, Andréa ; Tomei, Patrícia Amélia

Revista de Administração Contemporânea, 01 September 2005, Vol.9(3), pp.99-120 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Códigos de ética corporativa e a tomada de decisão ética: instrumentos de gestão e orientação de valores organizacionais?
  • Autor: Cherman, Andréa ; Tomei, Patrícia Amélia
  • Assuntos: Management ; Ética Corporativa ; Códigos de Ética ; Valores Organizacionais ; Cultura Ética ; Tomada de Decisão Ética ; Corporate Ethics ; Code of Ethics ; Organizational Values ; Ethical Culture ; Ethical Decisionmaking Process ; Business
  • É parte de: Revista de Administração Contemporânea, 01 September 2005, Vol.9(3), pp.99-120
  • Descrição: O Código de Ética Corporativa, seu modelo e orientação ética, forma de implementação e instrumentos utilizados para apoiá-lo, inseridos no programa de gestão ética, influenciam no comportamento ético dos stakeholders internos e, conseqüentemente, na Tomada de DecisãoÉtica nas atividades da organização. A análise deste estudo dá-se pelo cruzamento das perspectivas do gestor de ética sobre o expresso no código e os instrumentos de apoio; a percepção do Códigode Ética pela área jurídica, responsável por mediar o conflito com o consumidor; e a realidade prática extraída dos processos públicos nos órgãos de defesa do consumidor. Foram pesquisadas quatro grandes organizações do Setor de Planos Privados de Assistência à Saúde, o qual concentra alto número de reclamações e foi montado sobre uma base de conflitos de interesses. O estudo conclui que os valores expressos no documento de ética orientam a tomada de decisão ética na relação com o consumidor apenas nas organizações em que os valores foram construídoscoletivamente com os funcionários e/ou disseminados por meio de Programas de Ética consistentes, e que adotam instrumentos de gestão ética que valorizam e apóiam a discussão aberta de dilemas éticos em todos os níveis da organização, de modo a incorporar os valores na cultura organizacional.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.