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Oportunidade e desafio em marketing: como e por que as pessoas se desfazem de seus bens?

Suarez, Maribel Carvalho ; Macedo-Soares, T. Diana L. van Aduard de ; Chauvel, Marie Agnes ; Casotti, Letícia Moreira

REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 01 April 2011, Vol.17(1), pp.26-57 [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Oportunidade e desafio em marketing: como e por que as pessoas se desfazem de seus bens?
  • Autor: Suarez, Maribel Carvalho ; Macedo-Soares, T. Diana L. van Aduard de ; Chauvel, Marie Agnes ; Casotti, Letícia Moreira
  • Assuntos: Management ; Comportamento Do Consumidor ; Descarte ; Reciclagem ; Envolvimento ; Dissonância ; Consumer Behavior ; Disposal ; Recycling ; Involvement ; Dissonance
  • É parte de: REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 01 April 2011, Vol.17(1), pp.26-57
  • Descrição: Ainda que o campo de estudos do comportamento do consumidor inclua não apenas a aquisição, mas também o uso e o descarte de bens, serviços, tempo e idéias pelos consumidores, poucos estudos se voltaram para o tema do descarte. Apesar da importância crescente desse tópico, a literatura sobre o descarte, mais do que restrita, encontra-se dispersa em trabalhos que nem sempre se articulam em um diálogo que possibilite o desenvolvimento do conhecimento e sua aplicação pelos gestores. Adotando uma metodologia para realizar investigações bibliográficas de forma sistemática com seleção de fontes “journals” com base em rankings múltiplos, a pesquisa em questão neste artigo procurou avançar no conhecimento sobre o tema de duas maneiras distintas. Primeiro, organizou de maneira crítica a literatura já produzida sobre o tema. Segundo, propôs um novo arcabouço conceitual a ser testado empiricamente em trabalhos futuros. O arcabouço articula a distinção entre cinco tipos distintos de benefícios de descarte, e propõe possíveis relações com o envolvimento no ato do descarte, dissonância e rituais de descarte. Ao final do artigo são discutidas as implicações dos resultados da pesquisa para o conhecimento do comportamento do consumidor e para as práticas gerenciais de marketing.
  • Idioma: Português

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