skip to main content

Arqueologia Histórica e a problemática do patrimônio: discussões acerca da preservação, turismo e educação patrimonial no Vale do Taquari - Rio Grande do Sul

Machado, Neli T. Galarce ; Lopes, Sérgio Nunes ; Gheno, Diego Antônio

História (São Paulo), January 2009, Vol.28(1), pp.575-587 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Arqueologia Histórica e a problemática do patrimônio: discussões acerca da preservação, turismo e educação patrimonial no Vale do Taquari - Rio Grande do Sul
  • Autor: Machado, Neli T. Galarce ; Lopes, Sérgio Nunes ; Gheno, Diego Antônio
  • Assuntos: History ; Arqueologia Histórica ; Patrimônio Cultural ; Vale Do Taquari ; Historical Archaeology ; Cultural Heritage ; Vale Do Taquari ; History & Archaeology
  • É parte de: História (São Paulo), January 2009, Vol.28(1), pp.575-587
  • Descrição: As pesquisas em Arqueologia Histórica no Vale do Taquari são recentes, e buscam um melhor entendimento do cotidiano dos grupos humanos provenientes da colonização portuguesa do século XVIII e da imigração européia do século XIX. Dentre as origens destes grupos, podemos citar basicamente açorianos, alemães e italianos. Além disso, a Arqueologia Histórica é uma área de fundamental importância nas pesquisas arqueológicas e na divulgação das mesmas, pois, tem apelo à preservação do Patrimônio Histórico-Cultural e a possibilidade de, a partir de informações concretas, produzir conhecimentos capazes de corrigirem distorções construídas historicamente. Estes são alguns dos enfoques dados no presente trabalho. A interconexão com a capacidade comunicativa da educação e do turismo são alguns dos meios apresentados aqui como potenciais para a preservação do Patrimônio no Vale do Taquari. No que se refere à educação patrimonial, entretanto, alguns dados concretos são partilhados, uma vez que as pesquisas realizadas neste contexto têm obtido resultados satisfatórios.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.