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Razão, religião e revolução: luzes e sombras nas telas de Jacques-Louis David

Almeida, Claudio Aguiar

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 01 December 2016, Vol.24(3), pp.269-298

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  • Título:
    Razão, religião e revolução: luzes e sombras nas telas de Jacques-Louis David
  • Autor: Almeida, Claudio Aguiar
  • Assuntos: Humanities, Multidisciplinary ; Jacques-Louis David ; Revolução Francesa ; Arte E Política ; Jacques-Louis David ; French Revolution ; Art and Politics ; History & Archaeology
  • É parte de: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 01 December 2016, Vol.24(3), pp.269-298
  • Descrição: RESUMO O artigo analisa a produção pictórica de Jacques-Louis David entre o final da década de 1770 e 1793, destacando o entrelaçamento entre arte, religião e política nas obras do artista francês. Em sua luta contra o Antigo Regime, “filósofos artistas”, como Jacques-Louis David, apossaram-se das armas que eram manipuladas, há séculos, por um de seus principais inimigos: a Igreja. A transmissão do ideário iluminista não poderia ficar restrita à “aridez” dos textos acadêmicos, devendo buscar na religião e nas artes o “encantamento” indispensável à conquista de olhos, ouvidos, cérebros e corações. Depois de recorrer aos heróis das antigas Grécia e Roma, Jacques-Louis David debruçou-se sobre os homens do seu tempo: os deputados de O juramento do jogo de pela e os mártires que sacrificaram suas vidas em prol da revolução. Entrelaçando a arte clássica com a cristã, razão, revolução e religião, Jacques-Louis David forjou estratégias que seriam mobilizadas na propagação de líderes e ideários políticos nos séculos XIX e XX.
  • Idioma: Português

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