skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O futuro das ciências sociais e a importância de seu passado

Velho, Gilberto

2005

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    O futuro das ciências sociais e a importância de seu passado
  • Autor: Velho, Gilberto
  • Assuntos: Conhecimento Interdisciplinar ; Indivíduo ; Sociedade E Cultura ; Universidade ; Produtividade E Avaliação
  • Descrição: O artigo trata das perspectivas das ciências sociais contemporâneas, avaliando algumas dimensões de seu passado. É explorado, especialmente, o caráter inter e multidisciplinar da área do conhecimento, com alguns exemplos específicos. Entre as temáticas abordadas, valorizam-se as de “indivíduo e sociedade” e “natureza e cultura”. Aponta-se também para uma reorganização das fronteiras disciplinares, destacando-se a maior fluidez, comunicação e trânsito na produção científica propriamente dita. Por outro lado, discute-se a problemática institucional das ciências sociais, focalizando-se a situação da universidade particularmente, diante de mudanças e pressões oriundas da sociedade abrangente e do poder público, por meio de demandas produtivistas, massificação e utilitarismo, assim como dos desafios advindos de uma crescente “cultura de avaliação”, baseada sobretudo em meios quantitativos.
    This article deals with the prospects for the contemporary social sciences, assessing some aspects of their past. In particular, the inter- and multi-disciplinary character of this area of knowledge is explored, with a number of specific examples. Amongst the various questions considered, the article pays special attention to “the individual and society” and “nature and culture”. The article also points to a reorganization of the boundaries between disciplines, with growing fluidity, communication and transit in the production of scientific knowledge as such. The institutional problems faced by the social sciences are also discussed, focusing on the situation at universities, in the face of change and pressure from wider society and public authorities, in the form of the demand for productivity, massification and utilitarianism, and also the challenges deriving from a growing “culture of assessment”, based, in the main part, on quantitative means.
    Cet article aborde les perspectives des sciences sociales contemporaines, tout en évaluant certaines dimensions de leur passé. Il met particulièrement l’accent sur le caractère inter et multidisciplinaire du domaine de la connaissance, avec quelques exemples précis. Les principales thématiques abordées sont “individu et société” et “nature et culture”. L’article insiste également sur un réaménagement des frontières disciplinaires, pour accroître la fluidité, la communication et la circulation de la production scientifique proprement dite. Quant à la problématique institutionnelle des sciences sociales, l’accent est mis sur la situation de l’université, face aux changements et aux pressions de la société en général et des pouvoirs publics, qui se traduisent par des contraintes productivistes, la massification et l’utilitarisme, ainsi que par les enjeux d’une “culture de l’évaluation” croissante, se basant surtout sur des moyens quantitatifs.
    El artículo trata de las perspectivas de las ciencias sociales contemporáneas, evaluando algunas dimensiones de su pasado. Se explora, especialmente, el carácter inter y multidisciplinar del área del conocimiento, con algunos ejemplos específicos. Entre las temáticas abordadas se valorizan las de “individuo y sociedad” y “naturaleza y cultura”. Se apunta también hacia una reorganización de las fronteras disciplinares, destacándose la mayor fluidez, comunicación y tránsito en la producción científica propiamente dicha. Por otro lado, se discute la problemática institucional de las ciencias sociales, enfocándose la situación de la universidad particularmente, ante cambios y presiones oriundas de la sociedad circundante y del poder público, por medio de demandas productivistas, masificación y utilitarismo, así como de los desafíos resultantes de una creciente “cultura de la evaluación”, basada, sobre todo, en medios cuantitativos.
  • Data de publicação: 2005
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.