skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A IMPLEMENTACAO DO PROJETO DE APERFEICOAMENTO TEORICO PRATICO COMO FERRAMENTA DE GESTAO PARA APRIMORAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE GRADUCAO

Barro, Flavio Carlos ; Da Costa, Gisele Maria Tonin ; Schorr, Eduardo ; Barro, Dania

Revista Inovacao, Projectos e Tecnologias, 2015, Vol.3(2), p.184(13) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A IMPLEMENTACAO DO PROJETO DE APERFEICOAMENTO TEORICO PRATICO COMO FERRAMENTA DE GESTAO PARA APRIMORAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE GRADUCAO
  • Autor: Barro, Flavio Carlos ; Da Costa, Gisele Maria Tonin ; Schorr, Eduardo ; Barro, Dania
  • Assuntos: Administração ; Estratégia Metodológica ; Processo Ensino Aprendizagem ; Ensino Superior ; Inovação
  • É parte de: Revista Inovacao, Projectos e Tecnologias, 2015, Vol.3(2), p.184(13)
  • Descrição: Este relato tecnico tem como objetivo apresentar uma proposta apos a identificacao de um ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acumulo de informacoes no Ensino Superior, com o intuito de fornecer uma ferramenta estrategica metodologica inovadora que aprimore o processo ensino-aprendizagem. Foram proporcionados e realizados estudos, alinhamentos, vivencias de situacoes que demonstraram a compreensao da relacao teoria e pratica, provocando um dialogo que une o que durante muito tempo foi visto de forma fragmentada. Em seguida, discutiu-se e construiu-se uma ferramenta metodologica para aprimorar o processo ensino-aprendizagem de maneira a formar um egresso capaz de por em pratica a teoria aprendida durante sua graduacao e sentir-se preparado com excelencia para o mercado de trabalho: o Projeto de Aperfeicoamento Teorico Pratico. A intervencao do docente passou a ser um processo de ressignificacao pedagogica privilegiada que contribui para a construcao de novos conhecimentos, considerando o contexto como real aprendizado. Palavras-chave: Estrategia metodologica; Processo Ensino Aprendizagem; Ensino Superior; inovacao. This technical report aims to present a proposal after identifying a decontextualized teaching, compartmentalized and based in the accumulation of information on higher education, in order to provide a innovative methodological strategic tool to enhance the process teachinglearning. Studies were provided and carried out, alignments, situations of experiences that demonstrated the understanding of theory and practice relationship, provoking a dialogue that unites what for a long time was seen in a fragmented way. Then it was discussed and built a methodological tool to improve the teaching-learning process to form an egress able to put into practice the theory learned during the graduation and feel prepared with excellence to the market work: Theoretical Practical Improvement Project. The role for teachers has become a privileged educational process reframing that contributes to the construction of new knowledge, considering the context like real learning. Keywords: methodological strategy; Teaching Learning Process; Higher education; innovation.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.