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THE IMPACT OF ENDOMARKETING ON ORGANIZATIONS/O IMPACTO DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZACOES

Da Silva, Paulo Bruno Rodrigues ; Estender, Antonio Carlos

Revista Inovacao, Projectos e Tecnologias, 2018, Vol.6(1), p.19(17) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    THE IMPACT OF ENDOMARKETING ON ORGANIZATIONS/O IMPACTO DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZACOES
  • Autor: Da Silva, Paulo Bruno Rodrigues ; Estender, Antonio Carlos
  • Assuntos: Multinational Corporations ; Marketing
  • É parte de: Revista Inovacao, Projectos e Tecnologias, 2018, Vol.6(1), p.19(17)
  • Descrição: Este trabalho se propoe a compreender as percepcoes dos stakeholders sobre marketing e recursos humanos para a aplicacao pratica de endomarketing, o trabalho visa tambem solucionar problemas especificos, no caso, o impacto do endomarketing nas organizacoes. O objetivo e discutir os impactos e demonstrar os beneficios do endomarketing nas organizacoes. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso unico, em uma empresa do setor de pesquisa clinica, onde foram realizadas 20 entrevistas de natureza qualitativa e exploratoria, sendo a coleta de dados efetuada por meio de questionarios destinados aos stakeholders. Observou-se que os principais resultados foram uma menor taxa de rotatividade, acesso facil as informacoes tecnicas, reducao de custos em cursos e a tentativa de implementacao de uma ferramenta que permitisse o facil acesso as informacoes tecnicas. Diante do exposto as implicacoes mais relevantes foram que por motivos de ser uma empresa multinacional, a estrutura ainda tem certas inflexibilidades ao implantar estrategias como o endomarketing, ou simplesmente elaborar uma ferramenta que permita o acesso e compartilhamento do conhecimento e informacoes tecnicas, algumas outras implicacoes puderam ser vistas no que se diz respeito a falta de integracao da area de Recursos Humanos e para com os colaboradores e outras areas. Palavras-chave: Endomarketing. Comunicacao. Estrategia. Integracao. This article intends to understand the stakeholders' perceptions about marketing and human resources for the practical application of endomarketing, the article also aims to solve specific problems, in this case, the impact of endomarketing in organizations. The goal is to measure impacts and show the benefits of endomarketing in organizations. The study was carried out through a single case study, in a company of the clinical research sector, where 20 interviews of qualitative and exploratory nature were performed, and the data collection was done through questionnaires aimed at the stakeholders. It was observed that the main results were a lower turnover rate, easy access to technical information, reduction of costs in external courses and the attempt to implement a tool that would allow easy access to technical information. In view of the above, the most relevant implications were that for reasons of being a multinational company, the structure still has certain inflexibilities when implementing strategies such as endomarketing, or simply to elaborate a tool that allows the access and sharing of knowledge and technical information, some other implications Could be seen in what concerns the lack of integration of the Human Resources area with employees and other areas. Keywords: Endomarketing. Comunication. Strategy. Integration
  • Idioma: Inglês

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