skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

INTERDIS CIPLINARITY IN MANAGEMENT COURSES: THE OPINIONS OF UNDERGRADUATE PROGRAM SPECIALISTS AND COORDINATORS/INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM ADMINISTRACAO: VISAO DE ESPECIALISTAS E COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUACAO

Cezarino, Luciana Oranges ; Orrea, Hamilton Luiz C.

Administracao: Ensino e Pesquisa RAEP, 2015, Vol.16(4), p.751(34) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    INTERDIS CIPLINARITY IN MANAGEMENT COURSES: THE OPINIONS OF UNDERGRADUATE PROGRAM SPECIALISTS AND COORDINATORS/INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM ADMINISTRACAO: VISAO DE ESPECIALISTAS E COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUACAO
  • Autor: Cezarino, Luciana Oranges ; Orrea, Hamilton Luiz C.
  • Assuntos: Business Education – Case Studies
  • É parte de: Administracao: Ensino e Pesquisa RAEP, 2015, Vol.16(4), p.751(34)
  • Descrição: Undergraduate management courses find themselves in turbulent contexts andfacing difficulties in generating resources and competencies of different natures. One of the biggest problems is the capacity to refine students' education in line with the challenges that arise in the management profession. Symptoms such as the disassociation between theory and practice, the lack of a logical sequence of content, an excess of lectures and the inability to develop students' skills in market demand are always mentioned as criticisms. Interdisciplinarity, however, treated as the controlled promotion of relationships between different disciplinary contents and currently considered more as a process than a product (fazenda, 1991; 2006), aims to develop a complex thinking able to understand the systemic reality and relating elements found in different areas. Using interdisciplinary practices, teaching in management could overcome, or at least reduce, the issues present in its courses. Thus, the objective of this paper is to present the point of view of specialists, interdisciplinarity research group members and management course administrators through personal interviews and the Delphi method that employed an online questionnaire. The findings show that specialists do not distinguish between interdisciplinarity applied in management teaching to that in different contexts, while course administrators are supportive of the idea, but face structural and organizational difficulties to put it into practice. Management teaching is seen by both these groups to lack greater interdisciplinarity, but in order to change this a reform is needed in curricular structures, as well as an effort by professors with a stronger focus on post-graduate degree, to the detriment of graduate degree courses. In addition, an inversion is required in the didactic methods used in the classroom, making them more student-centric than teacher-focused and thus eliminating the excess of lecture classes. Initiatives that provide systematic thinking, whether in their extent or in case studies, can also strengthen interdisciplinarity in management teaching. Keywords: management teaching; interdisciplinarity; business schools; Delphi method. Cursos de graduacao em administracao estao inseridos em contextos turbulentos e apresentam dificuldades em gerir recursos e competencias de diferentes naturezas. Uma das questoes mais enfaticas e a capacidade de aperfeicoar a formacao do estudante para os desafios da profissao de gestao. Sintomas como dissociacao entre teoria e pratica, falta de sequencia logica de conteudo, excesso de aulas expositivas e incapacidade para desenvolver no aluno as habilidades demandadas pelo mercado sao sempre lembrados nas criticas ao trabalho realizado por eles. Por sua vez, a interdisciplinaridade, tratada como promocao controlada de relacoes entre diferentes conteudos disciplinar, hoje considerada mais processo que produto (fazenda, 1991; 2006), visa desenvolver o pensamento complexo capaz de entender a realidade sistemica, relacionando elementos presentes em diferentes areas. Por meio das praticas interdisciplinares, o ensino em Administracao poderia superar os problemas de formacao apresentados, ou ao menos, reduzi-los. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar a visao de especialistas, membros de grupos de pesquisa em interdisciplinaridade, e coordenadores de cursos de administracao por meio de entrevistas pessoais e metodo Delphi com formulario preenchido online. Como resultados, foi possivel afirmar que os especialistas nao distinguem a interdisciplinaridade aplicada em diferentes contextos da aplicada no ensino em administracao; e que, os coordenadores de cursos apoiam a ideia, mas tem dificuldades estruturais e organizacionais de realiza-las. Por fim, o ensino em administracao na visao de ambos carece de maior interdisciplinaridade, mas para que isso mude seria necessaria uma reforma na estrutura das matrizes curriculares dos cursos, como tambem empreendimento dos professores com maior foco a graduacao em detrimento da pos-graduacao alem de uma inflexao dos metodos didaticos utilizados em sala de aula, tornando-os mais centrados no aluno do que intensos na figura do professor, eliminando o excesso de aulas expositivas. Iniciativas que proporcionem o pensamento sistemico sejam na extensao ou em casos de estudo podem fortalecer a interdisciplinaridade no ensino em administracao. Palavras-chave: Ensino em Administracao; interdisciplinaridade; escolas de negocios; metodo Delphi.
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.