skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

ACTIVE METHODOLOGIES IN FINANCIAL MANAGEMENT CLASSES: AN ALTERNATIVE TO THE TRADITIONAL TEACHING METHOD FOR AWAKENING INTRINSIC MOTIVATION AND DEVELOPING AUTONOMY/METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE ADMINISTRACAO FINANCEIRA: ALTERNATIVA AO METODO TRADICIONAL DE ENSINO PARA O DESPERTAR DA MOTIVACAO INTRINSECA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves ; Azeredo, Lucianaaparecida Silva De

Administracao: Ensino e Pesquisa RAEP, 2017, Vol.18(1), p.39(29) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ACTIVE METHODOLOGIES IN FINANCIAL MANAGEMENT CLASSES: AN ALTERNATIVE TO THE TRADITIONAL TEACHING METHOD FOR AWAKENING INTRINSIC MOTIVATION AND DEVELOPING AUTONOMY/METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE ADMINISTRACAO FINANCEIRA: ALTERNATIVA AO METODO TRADICIONAL DE ENSINO PARA O DESPERTAR DA MOTIVACAO INTRINSECA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA
  • Autor: Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves ; Azeredo, Lucianaaparecida Silva De
  • Assuntos: Financial Management – Methods
  • É parte de: Administracao: Ensino e Pesquisa RAEP, 2017, Vol.18(1), p.39(29)
  • Descrição: This article presents a pedagogical experience in Financial Management classes. The objective of this study was to investigate whether the educational activity based on active methodologies, applied in the Financial Management classes in an undergraduate course in Business Administration, can offer formative spaces that enhance the development of the students' intrinsic motivation to the point of being relevant to the development of their autonomy and thus to be characterized as a viable manner of putting the Freirean pedagogy into practice. In order to do so, the adopted teaching strategy aimed at creating opportunities for interpretating problems that simulated real situations. A questionnaire was applied and the Bardinian content analysis was used to verify the students' impressions about the activity itself and its respective contribution to their professional and personal training. The analysis points to the fact that active methodologies are viable alternatives to the traditional method of teaching regarding the awakening of interest, motivation and the development of learning. It also points to their consonance with the Freirian pedagogy. Keywords: Active methodologies; Higher education; Financial management; Paulo Freire. Este artigo apresenta uma experiencia pedagogica na disciplina Administracao Financeira. Seu objetivo foi o de investigar, nas respostas a um questionario, se a atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada na disciplina Administracao Financeira, no curso de graduacao em Administracao de Empresas, pode oferecer espacos formativos que potencializem o desenvolvimento da motivacao intrinseca dos educandos a ponto de se revelar pertinente para o desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viavel para se colocar em pratica a pedagogia freiriana. Para tanto, a estrategia de ensino adotada visou possibilitar a interpretacao de problemas que simularam situacoes reais. Foi aplicado um questionario e utilizou-se a analise de conteudo bardiniana para verificar as impressoes dos educandos sobre a propria atividade e a respectiva contribuicao para a formacao profissional e pessoal desses aprendizes. A analise empreendida aponta para o fato de as metodologias ativas serem viaveis ao metodo tradicional de ensino no que tange ao despertar do interesse, da motivacao e do desenvolvimento quanto a aprendizagem. Aponta, tambem, para sua consonancia com a pedagogia freiriana. Palavras-chave: Metodologias ativas; Ensino Superior; Administracao financeira; Paulo Freire.
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.