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Evaluating an innovative concept of health care: the "Rede Farmacia de Minas" programme/Avaliando um conceito inovador de assistencia a saude: o programa "Rede Farmacia de Minas".(Ensayo)

Afonso, Tarcisio ; Moraes, Alba Valeria Souto Melo ; Afonso, Bruno Pellizzaro Dias ; Lara, Jose Edson

Revista de Gestao em Sistemas de Saude, 2017, Vol.6(1), p.9(14) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Evaluating an innovative concept of health care: the "Rede Farmacia de Minas" programme/Avaliando um conceito inovador de assistencia a saude: o programa "Rede Farmacia de Minas".(Ensayo)
  • Autor: Afonso, Tarcisio ; Moraes, Alba Valeria Souto Melo ; Afonso, Bruno Pellizzaro Dias ; Lara, Jose Edson
  • Assuntos: Public Health
  • É parte de: Revista de Gestao em Sistemas de Saude, 2017, Vol.6(1), p.9(14)
  • Descrição: Introduced in 2008 as an innovative concept of health care, the "Farmacia de Minas" programme aims to increase access and rational use of medicines. The aim of this study is to evaluate user satisfaction with the services provided by a pharmacy of the network, after the city has joined the programme. For this, a descriptive quantitative study was conducted with a random sample of 198 users. The percentage of respondents who found partially or did not find their medicines was 59.9%, however, the perception that the availability of drugs in the SUS became better with the "Farmacia de Minas" programme was 66.7%. The score of the "nice display" part of the unit researched was 4.09, while the score of the "treatment management" part was 3.79, showing the greatest weakness of this service and pointing to the need for more effective action regarding to the pharmaceutical care. It was found that the unavailability of drugs influences negatively the evaluation of satisfaction with the services of the Pharmacy, and compromises the access to medicines, the health quality of the network users and the success of this public policy. Keywords: Public Policy; Pharmaceutical Services; "Farmacia de Minas" Network; User Satisfaction. Implantado em 2008 como um conceito inovador de assistencia a saude, o programa "Rede Farmacia de Minas" tem como finalidade ampliar o acesso e o uso racional de medicamentos. O objetivo geral deste trabalho e avaliar a satisfacao dos usuarios com os servicos prestados por uma farmacia da rede, apos a adesao do municipio ao programa. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa com uma amostra aleatoria de 198 usuarios. O percentual de respondentes que encontrou parcialmente ou nao encontrou os seus medicamentos foi de 59,9%, porem, a percepcao de que a disponibilidade de medicamentos no SUS se tornou melhor com a Farmacia de Minas em funcionamento foi de 66,7%. O escore do dominio "exposicao agradavel" da unidade pesquisada foi de 4,09, enquanto o escore do dominio "manejo da terapia" foi de 3,79, evidenciando a fragilidade maior desse servico e apontando para a necessidade de acoes mais efetivas no que se refere ao cuidado farmaceutico. Constatou-se que a indisponibilidade de medicamentos influencia negativamente a avaliacao da satisfacao com os servicos da Farmacia, compromete o acesso aos medicamentos, a qualidade da saude dos usuarios da Rede e o sucesso dessa politica publica. Palavras-chave: Politicas Publicas; Assistencia Farmaceutica; Rede Farmacia de Minas; Satisfacao do Usuario.
  • Idioma: Inglês

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