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Situated learning, participation and legitimacy in the work practices/Aprendizagem situada, participacao e legitimidade nas praticas de trabalho/Aprendizaje situada, participacion y legitimidad en las practicas de trabajo

Gudolle, Lucas Socoloski ; Antonello, Claudia Simone ; Flach, Leonardo

Revista de Administracao Mackenzie, 2012, Vol.13(1), p.14(26) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Situated learning, participation and legitimacy in the work practices/Aprendizagem situada, participacao e legitimidade nas praticas de trabalho/Aprendizaje situada, participacion y legitimidad en las practicas de trabajo
  • Autor: Gudolle, Lucas Socoloski ; Antonello, Claudia Simone ; Flach, Leonardo
  • É parte de: Revista de Administracao Mackenzie, 2012, Vol.13(1), p.14(26)
  • Descrição: This study aims to identify and analyze the process of situated learning considering the participation and legitimacy in the practice of working groups of the Dublin Irish Pub. The theoretical framework involves the situated learning, together with the study of the legitimate peripheral participation and different levels of participation in the work practices of the working groups. We adopted the basic qualitative method, which aims to understand the meanings constructed by people. The data was collected using direct observation, field diary, interviews. The observation period of six months included thirty-two field trips and eight interviews. Thus, through interpretive analysis, the information elucidated how the legitimacy and participation in work practices can assist in learning. Among the findings in the study, we explain forms of collective learning that have emerged and established differences in the learning process situated in three working groups: waiters; bartenders, kitchen. Describing analytically the engagement and participation of learners in work practices and communities of practice, it is argued from this work that this process of acting on communities of practice involves the initial phase of legitimate peripheral participation, engagement and performance with the most experienced develops learning. Thus, legitimacy and belonging are important elements in the learning process. The process of situated learning occurs not only in communities of practice. It is relevant to observe that the membership as well as legitimate peripheral participation are features to be highlighted in organizations. With the negotiation and renegotiation of meanings, establishment of social relationships and communities of practice, it is developed a system which the ways of seeing, interpreting, understanding, practicing, are constituted and shared. KEYWORDS Situated learning; Participation; Work practices; Communities of practice; Legitimacy. O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar o processo de aprendizagem situada a partir da participacao e legitimidade nas praticas dos grupos de trabalho da Dublin Irish Pub. O arcabouco teorico envolve a aprendizagem situada, aprofundada junto com o estudo da participacao periferica legitimada e diferentes niveis de participacao nas praticas de trabalho dos grupos de trabalho. Com base no metodo qualitativo basico, a coleta de dados ocorreu por observacao direta, diario de campo, entrevistas em profundidade. O periodo de observacao de seis meses totalizou 32 idas a campo e oito entrevistas realizadas na empresa estudada. Assim, por meio da analise interpretativista, as informacoes da pesquisa permitem elucidar de que maneira a participacao e legitimidade nas praticas de trabalho podem auxiliar na aprendizagem. Entre os resultados encontrados no estudo, destacam-se as formas de aprendizagem situada que surgiram em tres grupos: garcons, barmen e cozinha. Descrevendo de forma analitica o engajamento e participacao dos aprendizes nas praticas de trabalho e nas comunidades de pratica, argumenta-se, com base neste trabalho, que esse processo de atuacao nas comunidades de pratica passa pela fase inicial de participacao periferica legitimada, ja que, a partir do engajamento e da atuacao com os mais experientes, desenvolve-se a aprendizagem. Alem disso, os ganhos de legitimidade e pertencimento sao elementos relevantes no processo de aprendizagem, e pode-se identificar que o processo de aprendizagem situada nao ocorre somente em comunidades de pratica e que o pertencimento e a participacao periferica legitimada sao caracteristicas a serem fomentadas nas organizacoes. A partir da negociacao e renegociacao de significados, pelo estabelecimento de relacionamentos sociais e comunidades de pratica, cria-se um sistema por meio do qual os modos de ver, interpretar, compreender e praticar se constituem e sao compartilhados. PALAVRAS-CHAVE Aprendizagem situada; Participacao; Praticas de trabalho; Comunidades de pratica; Legitimidade. Este estudio tiene como objetivo identificar y analizar el proceso de aprendizaje situada considerando la participacion y la legitimidad en la practica de grupos de trabajo del Dublin Irish Pub. El enfoque teorico consiste en la aprendizaje situada, junto con el estudio detallado de la participacion periferica legitima y diferentes niveles de participacion en las practicas de trabajo de los grupos de trabajo. Hemos adoptado el metodo de base cualitativa. Los datos fueron recolectados por observacion directa, diario de campo, entrevistas. En el periodo de observacion de seis meses fueran treinta y dos viajes para la pesquisa de campo y ocho entrevistas en la empresa estudiada. Asi, la informacion de la encuesta permite dilucidar como la legitimidad y la participacion en las practicas de trabajo pueden ayudar en el aprendizaje. Entre las conclusiones del estudio fueran identificadas e analisadas las formas de aprendizaje colectiva que han surgido y se establecio diferencias en el proceso de aprendizaje situado en tres grupos de trabajo: camareros, barmans y cocina. Al describir analiticamente el compromiso y la participacion de las personas en practicas de trabajo y comunidades de practica, se argumenta a partir de este trabajo que en el proceso que pasa por la fase inicial de la participacion periferica legitima, compromiso y rendimiento con los mas experimentados se desarrolla el aprendizaje. Ademas, legitimidad y pertenencia son elementos importantes en el proceso de aprendizaje y puede identificar que el proceso de aprendizaje situada no solo ocurre en las comunidades de practica. Hay que destacar el sentimiento de pertenencia y la participacion periferica legitima como caracteristicas que se debe potenciar en las organizaciones. Con la negociacion y renegociacion de significados, el establecimiento de las relaciones sociales y de comunidades de practica, se crea un sistema por el cual las formas de ver, interpretar, comprender, practicar, se constituyen y son compartidos. PALABRAS CLAVE Aprendizaje situado; Participacion; Practicas de trabajo; Comunidades de practica; Legitimidad.
  • Idioma: Espanhol

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