skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Corporate social responsibility: on the reduc a double look/Responsabilidade social corporativa: um duplo olhar sobre a reduc/Responsabilidad social corporativa: una mirada doble en reduc

Irigaray, Helio Arthur Reis ; Vergara, Sylvia Constant ; Santos, Marcio Cesar Franco

Revista de Administracao Mackenzie, 2013, Vol.14(6), p.82(30) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Corporate social responsibility: on the reduc a double look/Responsabilidade social corporativa: um duplo olhar sobre a reduc/Responsabilidad social corporativa: una mirada doble en reduc
  • Autor: Irigaray, Helio Arthur Reis ; Vergara, Sylvia Constant ; Santos, Marcio Cesar Franco
  • Assuntos: Printing Machinery Industry – Social Aspects ; Corporate Social Responsibility – Social Aspects
  • É parte de: Revista de Administracao Mackenzie, 2013, Vol.14(6), p.82(30)
  • Descrição: Corporate Social Responsibility (CSR) has been discussed in both the academic and business circles, having been portrayed as a strategy that may contribute to the financial performance of companies, a strategic response to institutional pressures incurred by the companies, a mere speech marketing, or even a post-profit activity. The discussion on the topic remains centered organizations and other actors (stakeholders) are treated as adjuncts satellites. The purpose of this study is to shift the center of discussion on Corporate Social Responsibility (CSR), the company for civil society and respond to the following investigative question: to what extent the discourse and practices are congruent Petrobras, from the perspective of community lives around the Duque de Caxias Refinery (Reduc)? It is based on the belief that something fundamental has been lost in the search for solutions purely technical-instrumental, which resulted in the generation of an utilitarian and calculating society. Unlike other studies that aimed to analyze the correlation between CSR and financial return, public policy or social investment, this seeks to analyze the speech Petrobras on CSR and confront him with the look of residents of the community. It was understood the need to give voice to those who are marginalized and forgotten in official speeches, in this case, the community of Campos Eliseos. Thus, we conducted an empirical research in the community, located in Duque de Caxias, using different ethnographic approaches, such as autoethnography and photoethnography. We found that the image that communicates externally Petrobras is the great virtue of having an agenda and ensures that its activities for ecological practices and politically correct, but it was found that the surrounding community does not share the view that Petrobras announces externally in their Security Policies, Health and Environment, which is to have a great civic virtue. It is understood that organizations are accountable not only to shareholders but also employees, media, government and the communities in which they operate and with which they interact. Advocates the democratization of decision-making organization, which should be given on the basis of a more participatory dialogue with all social partners. KEYWORDS: Corporate social responsibility; Ethnographic; Autoethnographic; Photoethnographic; SHE. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem sido objeto de discussao tanto nos meios empresariais quanto nos academicos, ja tendo sido retratada como estrategia que pode contribuir para o desempenho financeiro das empresas, uma resposta estrategica a pressoes institucionais sofridas pelas empresas, um mero discurso de marketing, ou ainda, uma atividade pos-lucro. A discussao sobre o tema permanece centrada nas organizacoes e os outros agentes (stakeholders) sao, geralmente, tratados como satelites coadjuvantes. A proposta deste estudo e deslocar o eixo da discussao sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC), da empresa para a sociedade civil e responder a seguinte questao investigativa: em que medida o discurso e as praticas da Petrobras sao congruentes, sob a otica da comunidade que vive ao redor da Refinaria Duque de Caxias (Reduc)? Fundamenta-se na crenca de que algo essencial se perdeu na busca por solucoes meramente tecnico-instrumentais, as quais resultaram na geracao de uma sociedade mercadocentrica, utilitarista e calculista. Ao contrario de outros estudos que objetivaram analisar a correlacao entre RSC e retorno financeiro, politicas publicas ou investimento social, neste busca-se analisar o discurso da Petrobras sobre RSC e confronta-lo com o olhar dos habitantes da comunidade de Campos Elisios, localizada em Duque de Caxias, a qual e vizinha da refinaria, sobre o impacto das operacoes desta. Entendeu-se a necessidade de se dar voz aos que sao marginalizados e esquecidos nos discursos oficiais, no caso, a comunidade de Campos Eliseos. Para tal, foi realizada na comunidade uma pesquisa inspirada na etnografia e suas variantes, como a autoetnografia e a fotoetnografia, e foi constatado que a imagem que a Petrobras comunica externamente em suas politicas de seguranca, saude e meio ambiente (ter uma grande virtude civica, pautando suas atividades por praticas ecologica e politicamente corretas) nao e compartilhada pela comunidade. Entende-se que as organizacoes devam prestar contas nao so aos seus acionistas, mas tambem aos empregados, midia, governo e as comunidades nas quais operam e com as quais interagem. Advoga-se a democratizacao do processo decisorio organizacional, o qual deveria se dar sobre as bases de um dialogo mais participativo com todos os parceiros sociais. PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade social corporativa; Etnografia; Autoetnografia; Fotoetnografia; SMS. Responsabilidad Social Corporativa (RSC) ha sido objeto de mucha discusion en los circulos empresariales como en lo academico, despues de haber sido presentado como una estrategia que puede contribuir a los resultados financieros de las empresas, una respuesta estrategica a las presiones institucionales habidos por las empresas, un mero discurso de comercializacion, o incluso una actividad post-ganancias. La discusion sobre el tema sigue siendo organizaciones centradas y otros actores (stakeholders) son generalmente tratados como satelites adjuntos. El proposito de este estudio es cambiar el centro del debate sobre la RSC, las empresas y la sociedad civil para responder a la siguiente pregunta de investigacion: ?hasta que punto el discurso y las practicas de Petrobras son congruentes, desde la perspectiva de la comunidad vidas en todo el Duque de Caxias (Reduc)? Se basa en la creencia de que algo fundamental se ha perdido en la busqueda de soluciones meramente tecnico-instrumentales, lo que resulto en la generacion de una empresa mercadocentrica, utilitaria y calculadora. A diferencia de otros estudios que tuvo como objetivo analizar la relacion entre la RSC y la rentabilidad financiera, la politica publica o la inversion social, que trata de analizar el discurso de Petrobras sobre RSC y confrontarlo con la mirada de los habitantes de la comunidad de los Campos Eliseos--RJ, que esta cerca de la refineria, sobre el impacto de su operacion. Por ejemplo, se llevo a cabo en la comunidad, marginada y olvidada en los discursos oficiales, la investigacion inspirada por la etnografia y sus variantes, como autoetnografia y fotoetnografia, y se encontro que la imagen que Petrobras comunica externamente en sus politicas de Seguridad, Salud y Medio Ambiente no es compartida por la comunidad. Se entiende que las organizaciones son responsables no solo a los accionistas sino tambien a los empleados, medios de comunicacion, el gobierno y las comunidades en las que operan y con los que interactuan. Em este estudo se aboga por la democratizacion de la organizacion de la toma de decisiones, que debe darse sobre la base de un dialogo mas participativo con todos los interlocutores sociales. PALABRAS CLAVE: Responsabilidad social corporativa; Etnografia; Autoetonografia; Fotoetnografia; SMS.
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.