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Strategic social practices and academic results: a doctorate in management at USP and UFRGS/Praticas sociais estrategicas e resultados academicos: o doutorado em administracao na USP e na UFRGS

Canhada, Diego Iturriet Dias ; Bulgacov, Sergio

Revista de Administracao Publica-RAP, 2011, Vol.45(1), p.7(26) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Strategic social practices and academic results: a doctorate in management at USP and UFRGS/Praticas sociais estrategicas e resultados academicos: o doutorado em administracao na USP e na UFRGS
  • Autor: Canhada, Diego Iturriet Dias ; Bulgacov, Sergio
  • Assuntos: Academic Achievement
  • É parte de: Revista de Administracao Publica-RAP, 2011, Vol.45(1), p.7(26)
  • Descrição: This study aims to identify the social practices that support higher academic achievement in two doctoral programs in management: USP, UFRGS. Using as an indicator of academic achievement the Capes (2004-2007) indicators and as epistemological approach interpretationism. The theoretical background is the social constructivist with the framework known as the current strategy as social practice consisting of two topics, post-graduate and doctorate management programs in Brazil. The empirical research was qualitative and constitutes a comparative analysis of two cases. The most important results of this research shows that certain characteristics and activities of the coordination, the professors and the doctoral students are important, such as: commitment and dedication of the students; enhancement of research and be in touch with the real world of organizations as an important role of the professors, provide incentives based on metrics from Capes, by the coordination of the courses. With respect to collective practices, highlight the importance of all actors in the research groups. KEY WORDS: social practices; organizational strategy; academic results; PhD in management. Este trabalho teve como objetivo identificar as praticas sociais que sustentam resultados academicos superiores em dois programas de doutorado em administracao: USP e UFRGS. Utiliza como indicador de resultados academicos a avaliacao trienal da Capes (2004-2007). Emprega uma abordagem epistemologica interpretativa e social construtivista e tem como orientacao teorica a corrente conhecida como estrategia como pratica social. O referencial teorico e constituido de dois topicos que discutem: a estrategia como pratica social; pos-graduacao stricto sensu e doutorado em administracao no Brasil. A pesquisa empirica foi de natureza qualitativa e se constitui em uma analise comparativa de casos. Entre os principais resultados da pesquisa, evidencia-se que determinadas caracteristicas e atividades da coordenacao, dos doutorandos e dos professores sao relevantes, como: comprometimento e dedicacao, por parte dos doutorandos; valorizacao da pesquisa e estar em contato com o mundo real das organizacoes, por parte dos professores; coordenar o programa e proporcionar incentivos com base nas metricas da Capes, por parte da coordenacao dos cursos. Com relacao as praticas coletivas, destaca-se a atuacao de todos os atores em grupos de pesquisa e com producao cientifica em conjunto. PALAVRAS-CHAVE: praticas sociais; estrategia organizacional; resultados academicos; doutorados em administracao.
  • Idioma: Português

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