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Governanca e estrategia de cursos de graduacao em administracao na perspectiva da teoria ator-rede.(articulo en portugues)

Meyer Montenegro, Ludmilla ; Bulgacov, Sergio

RAC - Revista de Administracao Contemporanea, 2015, Vol.19(2), p.212(20) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Governanca e estrategia de cursos de graduacao em administracao na perspectiva da teoria ator-rede.(articulo en portugues)
  • Autor: Meyer Montenegro, Ludmilla ; Bulgacov, Sergio
  • Assuntos: Strategizing; Strategic Outcomes; Governance; Actor-Network Theory; Education ; Business
  • É parte de: RAC - Revista de Administracao Contemporanea, 2015, Vol.19(2), p.212(20)
  • Descrição: Este trabalho, procurando uma maior compreensao do modo de fazer estrategias nas organizacoes e da constituicao das relacoes formadas entre os atores e as redes de governanca, contribui para as teorias Redes de Governanca, Estrategia como Pratica Social, Resultados Estrategicos e Teoria Ator-Rede, por meio do objetivo: delinear como a articulacao do strategizing, como o processo de translacao, com a teoria das redes de governanca, configuram a governanca e os resultados estrategicos de cursos de graduacao em Administracao de Instituicoes de Ensino Superior (IES) particulares de Curitiba (Parana, Brasil). Realizou-se um estudo comparativo de cinco casos por meio de vinte e nove entrevistas semiestruturadas e em profundidade, alem de observacoes na o participantes e levantamento de dados de documentos. A analise dos dados foi feita em duas fases: (a) Analise de Narrativas; e (b) Analise Qualitativa Comparativa (Qualitative Comparative Analysis [QCA]). Os resultados mostraram que o processo de strategizing e o entrelacamento de atores humanos e nao humanos sao essenciais para a compreensao da governanca e dos resultados estrategicos das instituicoes estudadas. Acredita-se que a articulacao teorica proposta no trabalho e os achados da pesquisa empirica formam um corpo de conhecimento consistente e elucidam questoes atuais relevantes para compreender nuances relativas as redes de governanca, a estrategia como pratica social, ao fazer estrategia (e seus resultados) e as questoes sociomateriais (atores humanos e nao humanos). Palavras-chave: fazer estrategia; resultados estrategicos; governanca; Teoria Ator -Rede; educacao. In order to obtain a more accurate comprehension of organizations' strategizing and of the relations formed by actors and governance networks, this article intended to contribute to the theories used--Governance Networks, Strategy as a Social Practice, Strategic Outcomes and Actor-Network Theory--by delineating how the articulation of strategizing, as a process of translation, with governance network theory configures the governance and strategic outcomes of Business programs in private Higher Education Institutions in Curitiba (Parana, Brazil). The chosen research method was a comparative case study, by which five cases were studied and twenty-nine in-depth semistructured interviews were held, besides non-participant observations and document analysis. Data analysis was developed through (a) Narrative Analysis and (b) Qualitative Comparative Analysis (Analise Qualitativa Comparativa [QCA]). The results showed that the strategizing process and the intertwining between human and nonhuman actors are essential to the comprehension of governance and strategic outcomes of the studied institutions. It is believed that the theoretical articul ation undertaken in this paper and the empirical research findings form a consistent body of knowledge and elucidate current and relevant questions to understand nuances related to governance networks, strategy as practice, strategizing (and its outcomes) and sociomaterial issues (human and nonhuman actors). Key words: strategizing; strategic outcomes; governance; Actor -Network Theory; education.
  • Idioma: Português

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