skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Interdisciplinarity revisited: analyzing interdisciplinary practice in one of Bahia's management schools/Interdisciplinaridade revisitada: analisando a pratica interdisciplinar em uma faculdade de administracao da Bahia.(articulo en Portugues)

Caggy, Ricardo Costa Da Silva Souza ; Fischer, Tania Maria Diederichs

Administracao: Ensino e Pesquisa RAEP, July-Sept, 2014, Vol.15(3), p.501(31) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Interdisciplinarity revisited: analyzing interdisciplinary practice in one of Bahia's management schools/Interdisciplinaridade revisitada: analisando a pratica interdisciplinar em uma faculdade de administracao da Bahia.(articulo en Portugues)
  • Autor: Caggy, Ricardo Costa Da Silva Souza ; Fischer, Tania Maria Diederichs
  • É parte de: Administracao: Ensino e Pesquisa RAEP, July-Sept, 2014, Vol.15(3), p.501(31)
  • Descrição: This study aimed to examine interdisciplinary practice within teaching management in a Higher Education Institution, located in the Brazilian state of Bahia. Quali-Quanti triangulation of research methods was employed on the sole case study. Data collected through questionnaires was analyzed using descriptive statistical measures and analysis of Cronbach's alpha as a measure of reliability of the scale applied. Data from the interviews were analyzed using the content analysis technique. The results show that teachers and students believe in the contribution of interdisciplinary teaching to improved learning processes, the development of students' systematic, analytical and critical thinking, and a broadening of their technical and interpersonal skills. For the case in question, it was, therefore, concluded that even without an explicit proposal based on organizational policies, and with all the difficulties inherent to the implementation process and structure required for the development of activities--interdisciplinary teaching shows itself as a tool able to improve student learning and performance, demonstrating the relevance of its use in higher education. Keywords: interdisciplinary; teaching; Management. Este trabalho buscou analisar a pratica da interdisciplinaridade no ensino da Administracao numa Instituicao de Ensino Superior (IES) da Bahia. Foi utilizada uma abordagem de pesquisa Quali-Quanti com a triangulacao de metodos de pesquisa em um estudo de caso unico. Os dados coletados por meio dos questionarios foram analisados utilizando-se de medidas de estatistica descritiva e da analise do Alpha de Cronbach como medida de confiabilidade da escala aplicada. Os dados oriundos das entrevistas foram analisados utilizando-se da tecnica da Analise de Conteudo. Os resultados mostram que docentes e discentes acreditam na contribuicao da interdisciplinaridade no ensino da Administracao, com a melhoria do processo de aprendizagem, desenvolvimento do pensamento sistemico, analitico e critico dos estudantes, alem da ampliacao das habilidades tecnicas e interpessoais. Conclui-se, entao, que--no caso em analise, mesmo sem uma proposta articulada com as politicas organizacionais, e com todas as dificuldades inerentes ao processo de implantacao e a estrutura necessaria para o desenvolvimento das atividades--a interdisciplinaridade revela-se como uma ferramenta capaz de melhorar o aprendizado e o desempenho dos estudantes, mostrando a relevancia da sua utilizacao no ensino superior. Palavras-Chave: interdisciplinaridade; ensino; Administracao.
  • Idioma: Portuguese

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.