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A questao curricular para o plano de formacao em Saude Coletiva: aspectos teoricos.(Texto en Portuguese)

Duarte Nunes, Everardo ; Luporini Do Nascimento, Juliana ; Filice De Barros, Nelson

Ciencia & Saude Coletiva, July, 2010, Vol.15(4), p.1935(9) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    A questao curricular para o plano de formacao em Saude Coletiva: aspectos teoricos.(Texto en Portuguese)
  • Autor: Duarte Nunes, Everardo ; Luporini Do Nascimento, Juliana ; Filice De Barros, Nelson
  • Assuntos: Currículo ; Currículo Como Fato ; Currículo Como Prática ; Saúde Coletiva ; Pós- Graduação ; Curriculum ; Curriculum As Fact ; Curriculum As Practice ; Public Health ; Post-Graduate Studies ; Public Health
  • É parte de: Ciencia & Saude Coletiva, July, 2010, Vol.15(4), p.1935(9)
  • Descrição: Neste trabalho, apresentamos uma revisao da literatura sobre a questao curricular e seus desdobramentos para o campo da Saude Coletiva. Esta analise tem como objetivos especificos situar as linhagens teoricas da analise dos curriculos, a fim de estabelecer um quadro de referencia teorico-conceitualpara o estudo dos curriculos da Saude Coletiva nos cursos de pos-graduacao stricto sensu. A principal fonte de dados e bibliografica, nacional e internacional. Concluimos que as formulacoes de um "curriculo como fato" e de um "curriculo como pratica" sao interessantes como ponto de partida para se analisar a estrutura e o processo de constituicao dos planos dos cursos de pos-graduacao em saude. Outros pontos referem-se a necessidade de que, ao formalizar a grade curricular, devemos apoia-la num quadro de referencia e definir as caracteristicas que particularizam os conteudos e metodologias das areas, classicamente denominadas de ciencias sociais, epidemiologia e planejamento. Mas, tambem, estabelecer os referenciais que sustentam a inclusao de novas areas e os parametros que dao sustentacao ao curriculo de graduacao e de pos-graduacao em Saude Coletiva. Palavras-chave Curriculo, Curriculo como fato, Curriculo como pratica, Saude coletiva, Posgraduacao The article analyses the literature on curriculum and its impact on the field of public health. This analysis aims to locate the specific lines of theoretical developments of the curriculum in order to establish a theoretical framework and conceptual study to the curricula of public health in graduate courses. The main source of data is bibliographic, national and international. It was concluded that the formulation of a 'curriculum as fact' and a 'curriculum as practice ' is interesting as starting point for analyzing the structure and process of formation of the curricula of graduate health courses. Other points concern the need to formalize that the curriculum should be based on a framework to define the characteristics that distinguish the contents and methodology of the areas, classically known as social science, epidemiology and planning. On the other hand, establishing a framework that supports inclusion of new areas and which parameters are established between the curriculum of undergraduate and postgraduate studies in public health. Key words Curriculum, Curriculum as fact, Curriculum as practice, Public health, Post-graduate studies
  • Idioma: Spanish

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