skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Valores organizacionais e criacao do conhecimento organizacional inovador

Aparecida Pasquini Miguel, Lilian ; Mendes Teixeira, Maria Luisa

Revista de Administracao Contemporanea - RAC, Jan-March, 2009, Vol.13(1), p.36(21) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Valores organizacionais e criacao do conhecimento organizacional inovador
  • Autor: Aparecida Pasquini Miguel, Lilian ; Mendes Teixeira, Maria Luisa
  • Assuntos: Organizational Learning ; Studies ; Knowledge Management ; Values ; Innovations ; Organizational Behavior ; Experiment/Theoretical Treatment
  • É parte de: Revista de Administracao Contemporanea - RAC, Jan-March, 2009, Vol.13(1), p.36(21)
  • Descrição: A inovacao, fonte de vantagem competitiva, baseia-se na criacao de conhecimento organizacional, para a qual contribui o aprendizado individual. A aprendizagem individual tradicional/comportamentalista e construtivista pode ser entendida, por extensao, como aprendizagem organizacional. O conhecimento inovador necessita que, em conjunto com as condicoes capacitadoras -- intencao, flutuacao ou caos, autonomia, redundancia e variedade de requisitos -- o processo de aprendizagem seja de natureza construtivista, por ser este o unico capaz de gerar aprendizado de solucoes novas. Os valores organizacionais sao crencas que orientam o comportamento organizacional e constituem metas motivacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar a relacao entre valores organizacionais e a criacao do conhecimento. A pesquisa exploratoria descritiva empregou o metodo quantitativo. Os valores organizacionais apresentaram-se associados principalmente a aspectos de criacao do conhecimento no ambito interno das organizacoes. A orientacao para o ambiente externo surgiu como menos relacionada aos valores organizacionais. Palavras-chave: valores organizacionais; criacao de conhecimento; aprendizagem organizacional. Organizational Values and Innovative Organizational Knowledge Creational Innovation is a source of competitive advantage and is based on the continuous creation of organizational knowledge, which is supported by the individual learning. The individual learning of traditional / comportamentalist and constructivist nature can be understood, by extension, as organizational learning. The knowledge can be innovative if, along with the enabling conditions that characterize it-intention, fluctuation or chaos, autonomy, redundancy and variety of requirements--the process of learning is based on a constructivist nature, the only one capable to generate new learning solutions. The organizational values are beliefs that guide the organizations behavior and constitute motivational goals. This work had as aim to identify the relationship between organizational values and the creation of knowledge. The descriptive exploratory research used the quantitative method. The organizational values appeared in this study mainly associated to the knowledge creation aspects in the internal sphere of the organizations. The orientation towards the external environment appeared less related to the organizational values. Key words: organizational values; knowledge creation; organizational learning.
  • Idioma: Spanish

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.