skip to main content

A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola

Peri Mesquida ; Juliano Peroza ; Abdeljalil Akkari

Educação & Sociedade, 01 March 2014, Vol.35(126), pp.95-110 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
  • Autor: Peri Mesquida ; Juliano Peroza ; Abdeljalil Akkari
  • Assuntos: Paulo Freire ; Afrique ; Éducation ; Décolonisation ; Education
  • É parte de: Educação & Sociedade, 01 March 2014, Vol.35(126), pp.95-110
  • Descrição: Este artigo apresenta uma leitura crítica da participação de Paulo Freire no processo de descolonização na África durante a década de 1970, bem como uma análise da atualidade de sua proposta político-pedagógica para a realidade educacional daquele Continente. No primeiro momento, procuramos situar social, histórica e culturalmente a colonização na África, suas características e as particularidades da dominação. No segundo momento, apontamos as principais propostas político-educacionais de Paulo Freire para a África pós-colonial, deparando-se com a pluralidade cultural africana. E, para finalizar, apresentamos um panorama conjuntural da situação político-educacional africana, de modo a identificar a atualidade da contribuição de Freire diante dos novos desafios educacionais naquele Continente.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.