skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA

José Santos

Trabalho Necessário, 01 June 2018, Vol.13(21) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA
  • Autor: José Santos
  • Assuntos: Pedagogia Das Competências ; Educação Profissionalizante ; Política Pública Educativa ; Graduação Tecnológica ; Economics
  • É parte de: Trabalho Necessário, 01 June 2018, Vol.13(21)
  • Descrição: O artigo apresenta uma análise teórica sintética sobre a relação existente entre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico e alguns autores que se dedicam teórica e empiricamente sobre a “pedagogia das competências” no ensino superior. Do ponto de vista teórico, a comunicação põe em debate a produção acadêmica acerca do paradigma da qualificação e o seu deslocamento discursivo sobre a categoria da competência. A partir desse contexto, e embasado na relação trabalho e educação dentro da tradição marxista, o artigo se debruça especialmente sobre as apropriações acerca do conceito de pedagogia das competências, para considerar, mesmo que de forma abreviada, a existência de interesses capitalistas em demandar para o ensino superior não universitário uma determinada pedagogia, afinada com interesses mercantis.
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.