Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica
ABCD PBi


Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica

  • Autor: Souza, Mateus Coqueiro Daniel De
  • Orientador: Bonomi, Maria Cristina
  • Assuntos: Contextualização; Registros De Representação Semiótica; Ensino De Matemática; Informática; Interdisciplinaridade; Objetos Educacionais Digitais; Livro Didático De Matemática; Computer Science; Representation Registers Semiotics; Mathematics Teaching; Interdisciplinarity; Digital Educational Objects; Context; Textbook Of Mathematics
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma os Objetos Educacionais Digitais (OED) recursos recentemente integrados a algumas coleções de livros didáticos adquiridas pelo Ministério da Educação podem contribuir para a construção do conhecimento em Matemática. Para tanto, foi estabelecido um referencial teórico constituído por autores que conceberam teorias e desenvolveram pesquisas visando a construção do conhecimento em Matemática. Esses autores se entrelaçam, se relacionam e se complementam. Com base em tal referencial, foram estabelecidos os critérios para a análise. O primeiro diz respeito à relação aluno OED tarefa, e está relacionado ao modo como o OED contribui para que as capacidades cognitivas dos alunos sejam mobilizadas e eles construam o conhecimento. O segundo, baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, está associado ao modo como os OED trabalham as diferentes representações de um mesmo objeto matemático. Por fim, o terceiro critério foca em como o contexto utilizado no OED possibilita ao aluno estabelecer relações entre diferentes conceitos da Matemática ou mesmo de outras áreas do conhecimento. Os resultados mostraram, dentre outras coisas, que os OED lidam com dois ou mais registros de representação diferentes, porém sem levar os alunos a coordená-los e que, na maioria deles, estão presentes situações que permitem aos alunos atribuir significados aos conteúdos matemáticos.
  • DOI: 10.11606/D.45.2016.tde-27082016-153913
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2016-05-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • IME - Inst. Matemática e Estatística (IME-T L.T S729a e.1 )