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A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica

Marcia Borin da Cunha Marcelo Giordan

2009

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.2 C972p )(Acessar)

  • Título:
    A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica
  • Autor: Marcia Borin da Cunha
  • Marcelo Giordan
  • Assuntos: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934; Bakhtin, Mikhail M. 1895-1975; CIÊNCIA (ENSINO PERCEPÇÃO); TECNOLOGIA (ENSINO PERCEPÇÃO); ESCOLA PÚBLICA -- SÃO PAULO (SP)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho trata da percepção da Ciência e da Tecnologia dos estudantes de Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de São Paulo/Brasil e das relações destas percepções com a divulgação da Ciência. Como suporte teórico principal para esta pesquisa utilizou-se a Teoria Sociocultural de Vigotski e os estudos de Bakhtin sobre análise do discurso. A intenção principal deste trabalho foi discutir os aspectos que envolvem a Educação Formal e a Mídia, considerando que o indivíduo convive em um contexto sociocultural e, por meio de interações constantes construí significados. As significações atribuídas pelos indivíduos acontecerão tanto ao nível das percepções quanto ao nível da formação dos conceitos e, neste sentido, esta pesquisa traz não apenas algumas percepções de Ciência e Tecnologia que os estudantes apresentam, mas também contribui no sentido de entender como estes estudantes interagem com tais percepções e com as publicações em jornais e revistas que divulgam a Ciência e a Tecnologia. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se no paradigma interpretativo, o qual pressupõe que o mundo real vivido é uma construção dos atores sociais na busca de significados. A partir deste paradigma construímos uma fonte de dados por meio de duas abordagens de pesquisa: a abordagem quantitativa e a abordagem qualitativa. Para coleta dos dados utilizaram-se as técnicas de entrevistas estruturadas, entrevistas semiestruturadas, questionário sociocultural e registro das atividades em sala de aula. Esta ampla coleta resultou em uma vasta fonte de dados que, após analisadas, nos levaram a traçar alguns indicativos para pensar numa intervenção na sala de aula considerando as percepções de Ciência e Tecnologia dos estudantes e a influência destas nos processos de significação. Além disso, os resultados nos levam a concluir que existe uma necessidade real de uma leitura
    crítica da divulgação científica por parte dos estudantes e esta leitura pode e deve ser realizada por meio de interações com textos de divulgação científica nas aulas de Ciências
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 244 p anexos.
  • Idioma: Português

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