skip to main content

Interação designer - empresa no contexto estratégico do desenvolvimento do produto situação da pequena e média indústria moveleira do Estado de São Paulo

Luis Emiliano Costa Avendaño Maria Cecília Loschiavo dos Santos

2003

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (749.2 Av34 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Interação designer - empresa no contexto estratégico do desenvolvimento do produto situação da pequena e média indústria moveleira do Estado de São Paulo
  • Autor: Luis Emiliano Costa Avendaño
  • Maria Cecília Loschiavo dos Santos
  • Assuntos: DESENHO INDUSTRIAL -- SÃO PAULO; MOBILIÁRIO -- SÃO PAULO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação tem por objetivo analisar a problemática do diálogo entre o designer e o empresário, a visão artística nem sempre compreendida, e a visão de negócios, especialmente do pequeno e médio empresário que, pelas dificuldades próprias do seu dia-a-dia não consegue ser mais competitivo, ou não entende a cultura do design no seu âmbito de atuação.A própria evolução histórica da inserção do designer na indústria mostra que os problemas deste diálogo continuam. Antes pontual, focado no projeto, hoje, complexo devido às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, não percebidas pelo designer.Vários aspectos e condições foram observados: A análise do discurso do design ante os desafios dessa nova economia, que implica no reconhecimento de diferentes estratégias empresariais, da globalização dos mercados, da abertura de fronteiras comerciais e dos esforços para colocar o produto brasileiro no mercado mundial e por conseqüência, sua divulgação e marca. A visão de negócios que o design precisa para tornar as empresas competitivas e dessa maneira ter um discurso adequado à necessidade do próprio industrial. Para o designer é importante perceber que sua atuação vai além da questão estética e do produto, sendo necessário observar todo o processo dentro do contexto amplo e complexo, inserindo-se, o objeto, na totalidade da cadeia produtiva.A Gestão do Design aparece nestes últimos anos como a ferramenta de gerenciamento que falta ao designer para recuperar
    sua verdadeira atuação no marco da nova tipologia dessas mudanças que ocorrem nos fatores sociais, culturais, econômicos e tecnológicos.Nesse sentido este trabalho propõe a uma revisão do sentido, da atuação do Design-designer a partir da Gestão do Design bem como sua inserção no mercado
  • Data de publicação: 2003
  • Formato: 202 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.