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Minidicionários da língua portuguesa análise léxico-estatística contrastiva das macro e microestruturas e sugestão de modelo

José Luiz de Lucca Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick

2001

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T LUCCA, J.L. 2001 v.2 )(Acessar)

  • Título:
    Minidicionários da língua portuguesa análise léxico-estatística contrastiva das macro e microestruturas e sugestão de modelo
  • Autor: José Luiz de Lucca
  • Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick
  • Assuntos: DICIONÁRIOS (ANÁLISE); LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO MÉDIO -- SAO PAULO(SP)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Semiótica e Lingüística Geral
  • Descrição: Esta tese de doutoramento é o resultado de duas pesquisas lexicográficas: a primeira, baseada no corpus estudado de oito minidicionários, seis publicados no Brasil e dois em Portugal, através da coleta, tabulação e análise contrastiva do nível de resolução dos itens lexicais da Introdução & apêndices, macro e microestruturas; a Segunda, uma pesquisa de campo, por amostragem, realizada na cidade de São Paulo, envolvendo alunos e professores do ensino fundamental e médio de duas escolas da rede particular e três da rede pública. A análise léxico-estatística do nível de resolução dos minidicionários compreendeu: Introdução & apêndices, em que analisamos Introdução & apêndices, a macroestrutura, em que priorizamos os empréstimos, lacunas, locuções, neologismos, nomes próprios, prefixo contra, prefixos e sufixos, siglas e microestrutura, através de antônimos e sinônimos, artigo definido, aumentativo irregular, campo lexical, contextos, definições, definições circulares, diminutivo irregular, divisão silábica, domínio, gênero feminino, formas sincréticas, homófonos, homógrafos, linguagem de explicação, parônimas, plural das palavras compostas, polissemia, predicação verbal, remissivas, rotulações, superlativos absolutos sintéticos, tautologia, vocabulário de explicação e vogal tônica/átona. A pesquisa de campo por amostragem foi feita por meio de quase 900 questionários, dos quais selecionamos 311 para nossa análise final, representativos do universo de alunos
    matriculados no ensino médio do Brasil em 1999. Estas análises pretenderam ser representativas do corpus total, tanto de minidicionários atualmente )publicados no Brasil, como de alunos matriculados no ensino médio brasileiro. Expomos, ainda, o panorama histórico da produção lexicográfica em minidicionários, os fundamentos teóricos, estabelecimento do corpus e metodologia, uma análise de dois campos lexicais (peixes e frutos) e a tipologia dos dicionários monolíngues e a bibliografia. Das pesquisas acima, apresentamos, como conclusão do trabalho, uma sugestão de modelo de Superminidicionário de língua portuguesa para o ensino médio
  • Data de publicação: 2001
  • Formato: 2 v.
  • Idioma: Português

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