skip to main content

Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura

Jackeline Lima Farbiarz Mary Julia Martins Dietzsch

2001

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 37 F219u )(Acessar)

  • Título:
    Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura
  • Autor: Jackeline Lima Farbiarz
  • Mary Julia Martins Dietzsch
  • Assuntos: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Analisa a atuação do professor das disciplinas Língua e Literatura veiculadas pela mídia cinema. A autora reviu seu próprio cotidiano, enquanto professora de ensino médio desde 1996, e comparou o percurso dos professores John Keating e Louanne Johnson, de Sociedade dos Poetas Mortos (1987) e Mentes Perigosas (1995) respectivamente. Como ferramenta de análise dos filmes recorreu essencialmente aos conceitos provenientes da Sociolingüística Interacional e como recurso de comparação da atuação dos professores baseou-se em elementos oriundos da Alegoria da Caverna, tal qual definida por Platão. Utiliza ainda pesquisas nacionais e americanas, assim como sua experiência de sala de aula, a fim de discutir a formação/atuação dos professores de ensino médio, de Língua e Literatura, de nossa sociedade. Conclui que a atuação dos professores é calcada em parâmetros emocionais, faltando para estes uma formação que os prepare para a realidade do universo ao qual estarão engajados quando entrarem no mercado de trabalho. Considera também que além de haver uma preocupação com estratégias que aproximem o estudante da leitura do texto ficcional, deve-se se dedicar a proporcionar ao professor de Língua e Literatura condições de atuar em sala de aula, conhecendo a si mesmo e a seus alunos. Para tanto, deve-se possibilitar uma formação que proporcione ao professor o entendimento tanto de suas carências e necessidades quanto das de sua classe
  • Data de publicação: 2001
  • Formato: 297 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.