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A reinvenção das cidades para um mercado mundial

Fernanda Ester Sanchez Garcia Ana Fani A Carlos (Ana Fani Alessandri)

2001

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T SANCHEZ, F. 2001 )(Acessar)

  • Título:
    A reinvenção das cidades para um mercado mundial
  • Autor: Fernanda Ester Sanchez Garcia
  • Ana Fani A Carlos (Ana Fani Alessandri)
  • Assuntos: GEOGRAFIA POLÍTICA; GEOGRAFIA HUMANA; POLÍTICA URBANA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho tem como tema as políticas urbanas dos anos 90, particularmente aquelas referentes à promoção das cidades nas escalas local, regional e global. Propõe-se orientar a discussão para a produção de imagens e discursos relacionados com as mudanças nas políticas urbanas de virada de século, sobre a base da cada vez maior centralidade das ações que perseguem a promoção das cidades nas diversas escalas. O objetivo do estudo é explicitar o papel desempenhado pelas políticas de marketing urbano junto aos processos materiais de renovação espacial que dão emergência à cidade-mercadoria e ao mercado mundial de cidades. Na difusão trans-escalar das imagens de cidade identifica-se uma dimensão relevante das estratégias de construção de hegemonia do pensamento e ação sobre as cidades: a dimensão espacial. Mas o estudo mostra que a atual hegemonia do capitalismo global ao mesmo tempo que induz alinhamentos na esfera econômica e na produção do espaço, atinge em cheio o cerne dos processos de constituição e legitimação de paradigmas. Esta identificação define a orientação metodológica do trabalho que enfatiza a mútua dependência entre materialização e simbolização como relação que constrói as possibilidades históricas de efetivação dos interesses globais e seus agentes na nova espacialidade urbana. A leitura crítica das políticas internacionais de promoção de alguns modelos de cidade e de difusão trans-escalar de suas imagens, orientada por meio de
    planos de análise, comparação e contra-ponto, permitiu, no decorrer do trabalho, chegar a uma síntese. Esta síntese desvenda a emergência de um conjunto estruturado e estruturante de representações que ) configuram uma cidade-tipo, referência ideológica e prático-estratégica para novos projetos de renovação urbana em diversas cidades do mundo. Efetivamente, o trajeto percorrido neste estudo permitiu desvendar suficientes indicadores da existência de uma rede global aonde operam fluxos informacionais associados à cidade-tipo, imbricados nos processos constituintes de um mercado global de cidades
  • Data de publicação: 2001
  • Formato: 367 p anexos.
  • Idioma: Português

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